Portugal a Preto e Branco é uma série documental de 4 episódios, de 25 minutos, que nos mostra alguns dos momentos mais marcantes do século XX português através do olhar de um grupo de jovens, e que vai ser transmitida terça, quarta e quinta, por volta da 01h30, na RTP1.

A série retrata um Portugal e uma sociedade sem cor, mesmo as grandes efemérides, anuais ou pontuais, eram difundidas no cinema e na televisão em escalas de cinzento. Embora evidencie também acontecimentos sazonais que permitiam aos portugueses escapar à rotina e sentir-se parte integrante do mundo.

Portugal a Preto e Branco estreia-se com a Volta a Portugal em bicicleta, que conheceu os seus anos de ouro antes do 25 de Abril e depois percorre os grandes acontecimentos internacionais, como a Exposição do Mundo Português e a visita da Rainha Isabel II a Portugal. A série termina com Vai Maria a Banhos, título que era também uma expressão usada em meados do século XX para designar as pessoas que frequentavam a praia, um luxo durante muitos anos. A série documental tem como base imagens de arquivo correspondentes aos temas, acompanhadas por declarações de intervenientes nos acontecimentos ou pessoas cujas vidas foram afectadas pelos mesmos, entre elas, Cândido Barbosa, Marco Chagas, D. Duarte de Bragança, Herman José e Rosa Amélia.

O argumento foi escrito por Diana Mota, Inês Santos, Filipe Magalhães, Joana Dionísio, Samuel Oliveira, Emanuel Soares e Sílvia Azevedo.