Esta semana, as comédias estão em força nas salas de cinema portuguesas. São três e juntam-se às restantes cinco estreias nacionais, que passam pelo thriller, documentário, drama, e ação/aventura. Com este último género, chega a Estreia da Semana eleita pelo Espalha Factos: MIB – Homens de Negro 3. Analisamos ainda o box office da semana passada.

Realizado por Barry Sonnenfeld, MIB – Homens de Negro 3 traz de novo ao grande ecrã os agentes Kay e Jay, desta vez em 3D. Dez anos depois da última sequela, a vida de Kay e o destino do planeta estão em jogo e Jay terá que viajar para trás no tempo para remediar a situação, descobrindo que existem segredos no Universo de que Kay nunca lhe falou. Segredos esses que irão revelar-se quando ele fizer equipa com o agente Kay mais novo para salvar o seu parceiro, a agência e o futuro da humanidade.

A rentável sequela de MIB – Homens de Negro remonta ao primeiro filme, em 1997, que à data rendeu 250 milhões de dólares só nos Estados Unidos. Adaptado de uma banda desenhada da autoria de Lowell Cunningham, MIB – Homens de Negro 3 conta, no seu elenco, com atores e atrizes de renome como Will Smith e Tommy Lee Jones nos papéis dos dois agentes, e também com Emma Thompson, Alice Eve, e Josh Brolin.

Outra estreia desta semana é a comédia A Pesca do Salmão no Iémen, realizada por Lasse Hallsstrom. O filme conta-nos a história de um Sheik iemenita obcecado pela pesca à mosca e que sonha alcançar o que parece impossível – introduzir o salmão nos riachos do Iémen. No elenco constam nomes como Emily Blunt, Ewan McGregor, Kristin Scott Thomas e Rachael Stirling.

Amigos, Amigos… Sexo à Parte marca outra estreia desta semana. Realizado por Jennifer Westfeldt, o filme tem como enrendo um grupo de amigos com experiências sexuais e emocionais diferentes, em que Julie e Jason estão incluídos. Quando o “relógio biológico” destes dois amigos solteirões desperta, decidem ter um filho em conjunto, em regime de custódia partilhada, sem as chatices da vida em casal, fazendo sexo uma vez e continuando apenas, e só, os melhores amigos de sempre. Tudo se complica quando Julie se vê desarmada e subitamente apaixonada por Jason, o seu melhor amigo e confidente, e agora pai do seu filho. Adam Scott, Jennifer Westfeldt, Megan Fox, entre outros, fazem parte do elenco desta comédia.

À Queima Roupa, um thriller francês realizado por Fred Cavayé, traz-nos a história de Samuel, um enfermeiro que se encontra a trabalhar no hospital quando a mulher Anaya, que está grávida, é sequestrada diante dos seus olhos, sem nada que ele possa fazer para o impedir. Do elenco fazem parte Elena Anaya, Gilles Lellouche, entre outros.

Um outro thriller, desta vez americano, é Impune, realizado por Dito Montiel. Para garantir o sustento da sua mulher e da filha doente e assim conseguir manter uma vida estável, um jovem polícia é obrigado a trabalhar duramente, fazendo vários turnos. Só que toda a sua vida fica ameaçada quando um segredo antigo obscuro é trazido à superfície. Channing Tatum, Katie Holmes, o veterano Al Pacino, entre outros, compõem o elenco.

Uma comédia italiana marca outras das estreias para esta semana. Chama-se Machos Contra Fêmeas: A Guerra dos Sexos – Parte 1 e é realizado por Fausto Brizzi. Este filme apresenta diferentes histórias, todas elas interligadas. A de um casal que, com o nascimento do primeiro filho, não faz amor há quase um ano; a de dois vizinhos que não perdem uma oportunidade para se insultar ao bom estilo italiano; a de dois estudantes universitários que resolvem dividir um apartamento e não só; e a do colega de trabalho que ama a sua colega à distância. Alessandro Preziosi, Lucia Ocone, entre outros, protagonizam esta comédia.

Quanto ao documentário Marley, de Kevin McDonald, retrata o apelo universal do cantor, o impacto que teve na história da música e o seu papel de profeta social e político.

Por fim, chega-nos um drama austríaco, Michael, de Markus Schleinzer. O filme conta a história do segredo de Michael, de 35 anos, corretor de seguros, que leva uma vida aparentemente normal mas que esconde um lado sombrio, revelado em casa, onde mantém Wolfgang seu prisioneiro, que submete a uma rotina de abusos sexuais. Christine Kain, Michael Fuith, entre outros, constam no elenco.

Fica, então, com o trailer oficial da nossa Estreia da Semana, legendado em português:

BOX OFFICE

Na semana de 17 a 23 de maio, a estreia de O Ditador, de Larry Charles, levou-o ao pódio do ranking com 388.591,06 euros e 76.946 espectadores. Segue-se Sombras da Escuridão, de Tim Burton, no segundo lugar com 181.959,38 euros acumulados na semana passada e 35.911 espectadores. A fechar o pódio, temos Os Vingadores, de Joss Whedon, com 103.698,37 euros e 17.317 espectadores. Estas e outras informações acerca do box office nacional podem ser consultadas aqui.