Quando o passado assombra, por vezes tudo o que foi construído no presente pode desmoronar. Este é o tema de Impune, o novo filme do realizador Dito Montiel que estreia hoje nas salas de cinema portuguesas.

Esta não é uma história policial como as outras com justiceiros e vilões. Neste filme, o jovem polícia Jonathan White, recentemente colocado ao serviço no seu bairro de infância em Queensport, esconde um segredo tenebroso que pode destruir a sua família e reputação. Por vezes os polícias também cometem actos de corrupção tão graves como os dos criminosos que encarceram e Jonathan White é um deles.

Os flashbacks e as vozes que ecoam na cabeça de Jonathan são os pontos mais fortes do filme que se constroi em torno das suas memórias de infância. A recostrução do passado e o sentimento de culpa são transmitidas de forma sublime pelo ator Channing Tatum, que surpreende num registo mais sombrio e muito diferente dos romances em que habitualmente protagoniza.

Impune levanta algumas questões de caráter moral. Imediatamente o público desculpabiliza os atos pecaminosos do polícia, devido à culpabilidade que ele carrega e às razões que justificaram os seus crimes.Contudo as perguntas permanecem sem resposta: Será justo deixar impune alguém que matou dois malfeitores, que em nada contribuíam para a sociedade? Será justo não julgar essa pessoa e em nome da sua proteção fazer tudo o que for possível para encobrir esse segredo, mesmo matar no processo?

O filme também é um retrato dos EUA nos anos 80 e dos bairros sociais que prometiam uma vida melhor, mas que se tornavam num antro de drogas e pobreza. Os jovens sem futuro deambulavam pelas suas ruas, sem proteção familiar, à mercê de abusos e gangs sem escrúpulos. A polícia, por sua vez, fazia uso do seu poder indevidamente e esquecia-se dos mais frágeis e decadentes, deixando-os morrer sem dó nem piedade.

Para além de Channing Tatum, Impune conta com um elenco de luxo em que constam grandes nomes do cinema como Al Pacino e Juliette Binoche, que fazem deste filme uma obra de grande qualidade. Para ver numa sala de cinema perto de si.

7/10

Ficha Técnica:

Título original: The Son of No One

Realização: Dito Montiel

Argumento: Dito Montiel

Elenco: Channing Tatum, Al Pacino, Juliette Binoche, Katie Holmes

Género: Policial, Drama

Duração: 90 minutos