Para além de ter trazido muita cor e movimento ao Crystal Hall de Baku, a primeira semi-final da 57.ª Edição do Festival Eurovisão da Canção trouxe consigo o nome dos primeiros dez  países a serem qualificados para a grande final. Os vencedores foram anunciados no final da gala.

Por entre os vencedores, destaque para a presença na final das conhecidas “Avós Russas“, com Party for Everybody, grupo que tem feito as delícias da imprensa. Embora a primeira semi-final seja transmitida, esta noite, pela RTP1, o Espalha-Factos apresenta-te já a lista dos vencedores deste primeiro espetáculo.

Vencedores da Primeira Semi-Final do 57º Festival Eurovisão da Canção:

  1. Roménia: Zaleilah (Mandiga)
  2. Moldávia: Lăutar (Pasha Parfeny)
  3. Islândia: Never Forget (Greta Salóme & Jónsi)
  4. Hungria: Sound Of Our Hearts (Compact Disc)
  5. Dinamarca: Should’ve Known Better (Soluna Samay)
  6. Albânia: Suus (Rona Nishliu)
  7. Chipre: La La Love (Ivi Adamou)
  8. Grécia: Aphrodisiac (Eleftheria Eleftheriou)
  9. Rússia: Party for Everybody (Buranovskiye Babushki)
  10. Irlanda: Waterline (Jedward)

Para trás ficaram países como a Suiça, Bélgica, Finlândia e San Marino. Os dez países qualificados juntam-se aos seis que têm passagem direta à grande final: Azerbeijão, como país anfitrião da 57ª Edição do Festival Eurovisão da Canção, e as nações pertencentes ao Big Five: Itália, Espanha, França, Alemanha e Reino Unido.

Na próxima quinta-feira, Filipa Sousa representa Portugal na segunda semi-final do Festival Eurovisão da Canção, com transmissão em direto na RTP1, a partir das 20h00. Bielorrússia, Bósnia&Herzegovina, Bulgária, Croácia, Estónia, Macedónia, Geórgia, Lituânia, Malta, Noruega, Sérvia, Eslováquia, Suécia, Holanda, Turquia e Ucrânia disputarão com Portugal os últimos dez lugares na final de sábado, dia 26 de maio.