Seis filmes chegam esta quinta-feira, 17 de maio, aos cinemas portugueses. A comédia domina as estreias da semana, com uma delas a destacar-se entre os filmes americanos: falamos de O Ditador, o novo filme com Sacha Baron Cohen. Mostramos ainda as restantes estreias e o Box Office da semana passada.

The Dictator acompanha o General Almirante Shabazz Aladeen, um ditador conhecido pela sua barba, por se envolver com celebridades que querem o seu dinheiro, por determinar os seus próprios Jogos Olímpicos, entre outras extravagâncias. Quando são desvendadas novidades sobre o seu programa nuclear secreto e depois de escapar a uma tentativa de assassinato, o ditador fica sozinho em Nova Iorque, sem dinheiro, mas não desanima na luta pelo poder e pela ditadura no seu país. Sacha Baron Cohen, também argumentista, regressa ao grande ecrã ao lado de Anna Faris, Ben Kingsley, John C. Reilly e Megan Fox, numa comédia realizada por Larry Charles.

Também dos Estados Unidos chega até nós o thriller Procurem Abrigo, de Jeff Nichols, num elenco encabeçado por Michael Shannon e Jessica Chastain. O filme retrata a história de um casal do Ohio e particularmente do homem, que começa a ter sonhos estranhos e a acreditar no significado real dos mesmos. Já Safe – O Intocável, de Boaz Yakin, é sobre um ex-militar que vai ajudar uma perita informática obrigada a trabalhar para a Máfia chinesa. Para fechar o leque dos EUA, À Segunda não me Escapas é uma comédia de Julie Anne Robinson focada em Stephanie Plum, agora caçadora de recompensas, que pretende apanhar um ex-namorado do liceu. Katherine Heigl interpreta a personagem principal.

Uma estreia francesa esta semana é O verão do Skylab, realizado pela também atriz Julie Delpy, uma comédia de 2011 sobre uma família que acredita que um pedaço do foguetão da NASA vai cair sobre as suas cabeças nesse verão. Por último, um documentário português denominado Kola Son Jon é Festa di Kau Berdi, de Rui Simões, que relata uma festa tradicional que os cabo-verdianos da Cova da Moura festejam.

O trailer do filme da semana:

Box Office

Na semana de 10 a 16 de maio, Sobras da Escuridão, de Tim Burton, foi o filme mais visto nas salas de cinema nacionais, com 54.261 espectadores e 272.657,19 na primeira semana de exibição. Seguem-se Os Vingadores e Uma Traição Final, destacando-se ainda Amigos Improváveis, que ocupa o quarto lugar, com 49 dias de exibição. A fechar o top 10 encontra-se O Corvo. A lista completa pode ser consultada aqui.