As salas de cinema recebem oito novos esta semana, nos mais variados géneros: do drama à comédia, passando pela fantasia e pela ação/aventura. A escolha do Espalha-Factos para a Estreia da Semana vai para Sombras da Escuridão, o novo filme de Tim Burton. Analisamos ainda o Box Office nacional da semana passada.

Sombras da Escuridão marca mais uma parceria entre o realizador e Johnny Depp. O filme conta a história de Barnabas (Johnny Depp) que, duas décadas depois de ter chegado à América, tem o mundo a seus pés ou pelo menos a cidade de Collinsport, no Maine. Mestre da mansão Collinwood, Barnabas é rico, poderoso e um playboy inveterado. Até que comete o grave erro de partir o coração a Angelique Bouchard (Eva Green). Uma bruxa, em todos os sentidos da palavra, Angelique amaldiçoa-o com um destino pior que a morte: torna-o num vampiro e enterra-o vivo. Dois séculos depois, Barbabas é libertado do seu túmulo e emerge num mundo muito diferente do seu, no ano 1972, onde descobre os segredos obscuros da sua família.O filme foi rodado entre Inglaterra e Canadá e é inspirado na série americana dos anos 60-70 Dark Shadows, emitida pela ABC.

Uma outra estreia cinematográfica, francesa, realizada por Radu Mihaileanu, chama-se A Fonte das Mulheres e traz-nos a história de um conjunto de mulheres que vive numa aldeia algures entre o Norte de África e o Médio Oriente, sem água potável. A única forma de terem acesso a ela é ir até à fonte, que fica longe. Mas uma das mulheres, Leila (Leïla Bekhti), decide revolucionar a aldeia e incentiva, juntamente com as outras mulheres, os seus homens a trazerem até a sua aldeia, que já tem telemóveis, água canalizada.

Espera Aí Que Já Casamos marca outra estreia. O filme de Nicholas Stoller conta-nos a vida de um jovem casal enquanto percorrem o atribulado e extremamente longo caminho até ao altar. Emily Blunt e Jason Segel protagonizam este casal acompanhados de outros nomes do cinema americano como Alison Brie, Chris Pratt, entre outros.

Nana, realizado por Valérie Massadian, conta a história de uma menina de quatro anos que vive numa casa de pedra perto da floresta. Um dia, ao regressar da escola, encontra apenas silêncio em casa. Alain Sabres, Kalyna Lecomte e Marie Delmas fazem parte do elenco.

O Monte dos Vendavais, de Andrea Arnold, tem como cenário as cidades inglesas de Yorkshire e Liverpool. Numa visita a esta última, um agricultor natural de Yorkshire encontra um rapaz sem-abrigo e, de regresso a casa, resolve trazê-lo consigo para viver como parte da sua família. Mas, nos isolados campos do Yorkshire, o rapaz acaba por forjar uma relação obsessiva com a filha do agricultor. No elenco contamos com James Howson, Kaya Scodelario, entre outros atores.

O Políciafilme de Nadav Lapid, conta a história de Yaron, que faz parte de um grupo de polícias de elite, na unidade Anti-terrorismo de Israel. Ben Adam e Meital Barda são alguns dos nomes que constam no elenco desta produção israelita.

Destaque para a produção portuguesa Rafa, de João Salaviza, que ganhou o Urso de Ouro para melhor curta-metragem, no Festival de Cinema de Berlim. O filme traz-nos a história de Rafa, que às seis da manhã descobre que a mãe está detida pela Polícia. Na mota de um amigo, cruza a ponte e vai a uma esquadra no centro de Lisboa para visitá-la e esperar pela sua libertação. Mas as horas passam e Rafa não quer voltar para casa sozinho. O elenco é constituído por Joana de Verona, Nuno Bernardo, Nuno Porfírio e Rodrigo Perdigão.

Por fim, com Uma Traição Fatal, de Steven Soderbergh, chega-nos um grupo de assassinos que conhece cada passo de Mallory, que, ao libertar um jornalista chinês refém é enganada e abandonada à morte por alguém da própria agência do Governo para quem trabalha. Antonio Banderas, Channing Tatum e Michael Douglas são alguns dos nomes que fazem parte do elenco.

Eis o trailer legendado em português da nossa Estreia da Semana, Sombras da Escuridão:

BOX OFFICE

No ranking da semana de 3 a 9 de maio, temos Os Vingadores, de Joss Whedon, a liderar a tabela com 288.457,72 euros de receita bruta e com 45.440 espectadores. Segue-se Amigos Improváveis, de Oliver Nakache e Eric Toledano, que acumulou esta semana mais 106.145,09 euros e conquistou 20.531 espectadores. A fechar o pódio temos American Pie: O Reencontro, de Jon Hurwitz e Hayden Schlossberg, com uma receita bruta de 9.208,13 euros e 19.370 espectadores. Podes ver toda a informação detalha aqui.