Nas estreias cinematográficas portuguesas da semana, as salas de cinema receberam, esta quinta-feira, 3 de maio, seis produções. Do suspense/mistério ao drama, passando pelo thriller, o Espalha-Factos elege como Estreia da Semana a produção portuguesa A Teia de Gelo. Analisamos ainda o box office da semana passada.

A Teia de Gelo marca o regresso de Nicolau Breyner à realização em cinema, depois de O Contrato. O filme, envolto em suspense e mistério, conta a história de Jorge, um jovem ambicioso que tenta enriquecer rapidamente desviando dinheiro da empresa para a sua conta pessoal. Descoberto pelo chefe, sente que a sua vida corre perigo e refugia-se na montanha, onde um forte nevão lhe causa um acidente de carro. Perseguido, gelado e perdido no meio da neve, Jorge entra nas profundezas da Serra onde, ao avistar uma casa antiga, pensa estar finalmente a salvo.

No elenco constam grandes nomes da ficção nacional, como Diogo Morgado, Elisa Lisboa, Margarida Marinho, Nuno Melo, Patrícia Tavares e Paula Lobo Antunes. O protagonista Diogo Morgado explicou que “o público pode esperar um filme português com um tom americano”. “É claramente um filme comercial, com uma boa história. Os amantes do ‘suspense’ têm aqui uma oportunidade de saciar o seu gosto, o que nem sempre temos no cinema português”, disse. A rodagem decorreu entre Portugal e São Tomé e Príncipe e é falado em português e inglês. O Espalha-Factos já viu o filme: lê aqui a crítica.

No cartaz desta semana contamos também com a estreia da comédia francesa Descaradamente Infiéis, uma colaboração do realizador vencedor de um Óscar da Academia, Michael Hazanavicius, com o também vencedor de um Óscar, Jean DuJardin, e Gilles Lellouche, por O Artista. Uma história que nos traz a infidelidade masculina e as suas variações. Jean DuJardin e Gilles Lellouche são também atores neste filme, juntando-se a Alexandra Lamy, Mathilda May, entre outros.

Era Uma Vez Na Anatólia, um drama do turco Nuri Bilge Ceylan, acompanha, durante uma longa noite, um grupo de polícias e detectives numa busca impiedosa por um cadáver enterrado nas estepes da Anatólia. O elenco é composto por Ahmet Mumtaz Taylan, Taner Birsel, entre outros. Com O Corvo (II), um thriller de James McTeigue, chega-nos a história de um assassino em série que assombra a cidade de Baltimore do século XIX. Alice Eve, John Cusack Luke Evans são alguns dos nomes que constam no elenco.

Temos de Falar Sobre Kevin é um drama da escocesa Lynne Ramsay que nos traz uma relação complicada e perturbante entre Kevin e a sua mãe, que o leva a agir irracional e imperdoavelmente. A veterana Tilda Swinton e Ezra Miller protagonizam a trama. Por fim, a estreia de The Killing Fields – O Campo da Morte, de Ami Canaan Mann, envolve uma série de crimes ocorridos no Texas, que junta na investigação um detective local com um detective vindo de Nova Iorque. A nomeada ao ÓscaJessica Chastain, Jeffrey Dean Morgan e Sam Worthington fazem parte do elenco.

Vê aqui o trailer da nossa Estreia da Semana, A Teia de Gelo:

BOX OFFICE

Na semana de 26 de abril a 2 de maio, Os Vingadores liderou o box office nacional. O filme de Joss Whedon arrecadou 727.565,59 euros e atraiu 114.139 espectadores. Seguiu-se American Pie: O Reencontro, de Jon Hurwitz e Hayden Scholssberg, com 201.665,89 euros de receita bruta e 39.354 espectadores. No terceiro lugar da tabela encontramos Os Piratas!, de Peter Lord e Jeff Newitt, que arrecadou 163.022,40 euros, com 24.930 espectadores a irem às salas de cinema. Podes ver aqui toda a informação detalhada.

[poll=”75″]