O penúltimo dia da quinta edição do 8 ½ Festa do Cinema Italiano, o destaque vai para a sessão especial dedicada aos Flatform, com presença de dois dos artistas que integram o coletivo.

Após a exibição de cinco dos trabalhos assinados pelos Flatform, o público teve oportunidade de ficar a conhecer melhor o trabalho destes artistas, numa masterclass ao género de conversa informal.

O movimento e o tempo fazem parte dos conceitos adotados por este coletivo, que normalmente vê as suas obras exibidas em museus e grandes festivais. O seu trabalho fica marcado tanto por uma oposição como por uma aproximação ao conceito cinematográfico tradicional.

Quanto à questão da mudança do tempo na história que contam, defendem que o tempo deve ser percebido como uma mudança dentro da mesma imagem e não com o avançar entre várias. O tempo apresentado nos seus trabalhos nunca é o tempo real. Os artistas chegam mesmo a questionar “O que é o tempo e aquilo que está à nossa frente e que nós somos levados a crer que é a realidade?”.

Propõem um sujeito que observa a paisagem e procura a falha, “o buraco negro”, onde a realidade se apresenta com várias facetas. É uma busca constante “entre o possível e o impossível”.

Todas as imagens são retiradas da realidade, exigindo do coletivo de artistas muitas vezes um trabalho de composição fotograma a fotograma. A busca é a de multiplicação de pontos de vista que permitam fugir ao percurso normal do cinema e pôr em causa aquilo que tomamos como sendo a realidade.

O trabalho dos Flatform é-nos assim apresentado como um trabalho de vanguarda que busca uma relação forte com o espectador na busca de interpretação para aquilo que vê. Uma fuga ao tradicional e ao costume.

O 8 ½ vê terminar esta quinta-feira a sua passagem por Lisboa. Para o último dia ficou reservada a exibição do filme Terraferma, de Emanuele Crialese no Cinema Monumental. Antes da Festa de Encerramento no LUX Fragil, tempo para passar pelo Espaço Nimas onde o destaque vai para a atuação dos Frank Sent Us DJ-VJ Set, um projecto audiovisual italiano que se distingue pela mistura de músicas com sequências cinematográficas.