Foram hoje conhecidos os filmes que vão marcar presença na seleção oficial do Festival de Cannes. Cosmopolis, Like Someone in Love, Amour e On The Road, são alguns dos concorrentes à Palma de Ouro.

O Festival de Cinema de Cannes comemora 65 anos e para celebrar a ocasião, nada melhor do que o regresso de vários realizadores aclamados e premiados em edições anteriores. David Cronenberg, vencedor do Prémio do Júri em 1996 com Crash, Abbas Kiarostami, vencedor da Palma de Ouro em 1997 com O Sabor da Cereja, e Michael Haneke, vencedor da Palma de Ouro em 2009 com O Laço Branco, são alguns dos cineastas que estão de volta.

O festival tem início a 16 de maio com o filme Moonrise Kingdom, de Wes Anderson, e encerra a 27 de maio com Therese D do realizador Claude Miller.

Em competição pela Palma de Ouro estão 22 filmes: Amour , de Michael HanekeThe Angel’s Share, de Ken Loach, Baad EL Mawkeaa, de Yousry Nasrallah, Beyond The Hills, de Cristian Mungiu, Cosmopolis, de David Cronenberg, Holy Motors, de Leos Carax, The Hunt, de Thomas Vinterberg, In Another Country, de Hong Sang-Soo, I’m Nebels, de Sergei Loznitsa, Killing Them Softly, de Andrew Dominik, Lawless, de John Hillcoat, Like Someone In Love , de Abbas Kiarostami, Moonrise Kingdom, de Wes Anderson, Mud, de Jeff Nichols, On The Road , de Walter Salles, Paradies: Liebe, de Ulrich Seidl, The Paperboy , de Lee Daniels, Post Tenebras Lux , de Carlos Reygadas, Reality, de Matteo Garrone, Rust & Bone , de Jacques Audiard, Taste Of Money, de Im Sang-Soo e Vous N’Avez Encore Rien Vu, de Alain Resnais.

Fora da competição estão ainda os filmes: Drácula, de Dario Argento, Ai To Makoto, de Takashi Miike, Hemingway & Gellhorn, de Philip Kaufman, Io E Te, de Bernardo Bertolucci, Madagascar 3: Europe’s Most Wanted, de Eric Darnell e Tom McGrath e Une Journee Particuliere, de Gilles Jacob e Samuel Faure.

Nas sessões especiais estão os filmes:  A Musica Segundo Tom Jobim, de Nelson Pereira dos Santos, Der Mull Im Garten Eden, de Faith Akin, Journal De France, de Claudine Nougaret e Raymond Depardon, Les Invisbles, de Sebastien Lifshitz, Mekong Hotel, de Apichatpong Weerasethakul, Roman Polanski: A Film Memoir, de Laurent Bouzereau, The Central Park Five, de Ken Burns, Sarah Burns e David McMahon e por último, Villegas, de Gonzalo Tobal.

De entre os nomeados para a Palma de Ouro, destaque para Cosmopolis, o mais recente filme de David Cronenberg, produzido por Paulo Branco, e com Robert Pattinson no papel principal. O filme conta a história de Eric Packer, um jovem milionário que atravessa Manhattan por um corte de cabelo, ao mesmo tempo que coloca em risco a sua fortuna e a sua própria vida.

O elenco inclui ainda Paul Giamatti, Juliette Binoche, Samantha Morton, Mathieu Amalric, Kevin Durand, Emily Hampshire, Jay Baruchel, entre outros. O filme estreia em Portugal a 31 de maio.