Esta semana, as salas de cinema portuguesas recebem cinco estreias: a ficção científica chega com Batalha Naval, e três dramas com Capitães da Areia, O Exótico Hotel Marigold, e Terraferma. Como Estreia da Semana, o Espalha-Factos apoia a produção nacional e elege a comédia Assim Assim. Analisamos ainda o Box Office nacional da semana passada.

Assim Assim, uma longa-metragem portuguesa realizada por Sérgio Graciano, trata de relações humanas e daquilo que queremos para nós, mas que não conseguimos alcançar. Entre boas e más relações, amores e complicações, tudo pode acontecer entre as cinco personagens que se cruzam numa esplanada, dando início a uma viagem pelas suas vidas. O filme conta com atores e atrizes portugueses de renome, como Albano Jerónimo, Ana Brandão, Ivo Canelas, Joana Santos, Miguel Guilherme, Nuno Lopes, Rita Blanco, entre outros. A longa foi feita quase sem orçamento. Segundo a agência Lusa, Assim Assim contou apenas com cinco mil euros e não obteve financiamento externo.

Batalha Naval, de Peter Berg, é baseado no jogo de guerra naval da Hasbro. A ação desenrola-se entre o mar, o ar e a terra, no momento em que o nosso planeta luta pela sobrevivência contra uma força superior. O filme marca a estreia de Rihanna na grande tela, contado também com a participação de Liam Neeson, Alexander Skarsgard, Brooklyn Decker e Taylor Kitsch. Uma aposta brasileira, Capitães da Areia, conta a história de um grupo de meninos de rua carentes de afetos, de instrução e de comida, que vivem de esquemas e de pequenas burlas. Com realização de Cecília Amado, o elenco conta com Ana Graciela, Robério Lima, entre outros, num filme baseado na obra homónima do autor Jorge Amado.

O Exótico Hotel Marigold, de John Madden, tem como enredo um grupo de britânicos aposentados, que decide ir à descoberta da Índia para desfrutarem do seu merecido período de reforma numa luxuosa estância turística. O elenco é de luxo, contando com nomes sonantes como Maggie Smith e Judie Dench. Por fim, com o italiano Terraferma, realizado por Emanuele Crialese, chega-nos a história de uma família siciliana que lida com a chegada de emigrantes à sua ilha. Filippo Pucillo, Donatella Finocchiaro, entre outros, dão vida às personagens desta trama.

Vê aqui o trailer da nossa Estreia da Semana:

BOX OFFICE

Na semana de 12 a 18 de abril, American Pie: O reencontro, de Jon Hurwitz e Hayden Schlossberg, lidera a tabela com 391.838.47 euros de receita bruta e com 77.236 espectadores. Na segunda posição encontra-se Titanic 3D, de James Cameron, com 211.513,75 euros de receita e 28.989 espectadores. A fechar o pódio, Intocáveis levou 27.634 espectadores às salas nacionais, acumulando 143.171,77 euros. Vê aqui todos os detalhes.