1334437199_paul-mccartney-ft

Fotogramas Musicais: Edição Especial

Nesta semana fomos contemplados com a estreia de vários videoclips interessantes e inovadores. O Espalha-Factos decidiu fazer uma edição especial do Fotogramas Musicais, destacando os melhores vídeos da semana, tanto a nível nacional como internacional.

No panorama internacional revelamos os recentes vídeos dos americanos Gossip, do inesperado Jack White no seu disco a solo, da encantadora Feist e do lendário Paul McCartney, que regressa em força com a parceria de dois atores bem conhecidos.

Os Gossip, conseguiram alcançar projeção internacional com Heavy Cross, do disco Music For Men, editado em 2009. Hoje, mais maduros, o grupo de Beth Ditto vai lançar em maio o seu quinto álbum de originais, intitulado Joyful Noise. Na entrevista para a BBC, a vocalista confessa que o novo material é mais adulto e melancólico do que os trabalhos anteriores.

O videoclip do primeiro single, Perfect World apresentado esta semana, expressa claramente a parceria entre o produtor Mark Ronson e Beth Ditto. Ambos adoram vozes fortes e os coros de igreja, bem como privilegiam a música country acima de qualquer outro estilo musical.

Em Perfect World, Beth Ditto surge num cenário religioso com uma postura solene e envergando um estilo gótico, que combina com a sonoridade criada para este álbum.

Veja aqui o resultado desta colaboração perfeita:

Já conhecemos as várias facetas de Jack White e pela segunda vez falamos dele nos Fotogramas Musicais (vê aqui o artigo). Nos gloriosos The White Stripes, passando pelos Racounters até aos alternativos Dead Weather, Jack White deixou uma marca forte do seu estilo em cada banda que colaborou. Desta vez a solo, o cantor e compositor mostra a sua verdadeira essência no álbum Blunderbuss, que será lançado a 23 de abril.

Depois de Love Interruption, o novo videoclip de Jack White, Sixteen Saltines, foi lançado esta semana e já está disponível na internet. Controverso e bizarro, este video mostra o cantor a ser vítima de um ataque de jovens deliquentes. As crianças comportam-se como os adultos numa sociedade desequilibrada, adepta do vandalismo.

Também esta semana, o cantor apresentou o single Freedom at 21 de modo pouco convencional. Colocou a música em discos flexíveis e prendeu-os em vários balões de hélio. Estima-se que apenas 10% desses discos serão encontrados, contudo até agora a música não foi divulgada na internet.

Vê aqui o surpreendente novo vídeo de Jack White, Sixteen Saltines:

A cantora canadiana Feist já encantou o mundo com o seu pop-folk. Esta semana lançou o videoclip Bittersweet Melodies, divulgado em exclusivo pela Rolling Stone.

Neste vídeo, observamos várias fotos captadas pela fotógrafa Argentina Irina Werning, que mostram a semelhança das pessoas apesar da passagem do tempo. Fotos antigas do baú de recordações contrastam com fotos recentes, apresentado pessoas e animais que mantiveram a sua essência. Esta coleção de memórias é aliada à voz doce e melodiosa de Feist.

O tema pertence ao novo álbum da cantora, intitulado Metals e editado em 2011.

Vê a beleza das recordações neste videoclip enternecedor:

Ontem saiu o videoclip da canção My Valentine, single do novo disco de Paul McCartney intitulado Kisses on the Bottom. Neste video, o ex-Beatle pediu a colaboração de duas estrelas de Hollywood, Johnny Depp e Natalie Portman. Ambos expressam a letra da música através de linguagem gestual, num filme a preto e branco, simples mas comovente pela força das palavras.

Kisses on the Bottom contém 14 faixas musicais, inspiradas em canções tradicionais que o pai de McCartney tocava ao piano na sua casa em Liverpool. Para além das covers, o novo álbum também possui duas músicas compostas inteiramente pelo cantor, nomeadamente My Valentine e Only Our Hearts.

Aprecia aqui a romântica história de My Valentine, com Johnny Depp e Natalie Portman:

Também no panorama musical português, o novo videoclip dos Moonspell estreou: falamos de Lickanthrope.

Os Moonspell já tem uma longa carreira em Portugal e grande visibilidade a nível internacional. Esta semana lançaram o videoclip do single Lickanthrope, realizado por Filipe Melo. Este video marca a reunião da banda com o realizador, que já tinha trabalhado com os Moonspell há dez anos, no vídeo I’ll see you in my dreams, tema que integrou a banda-sonora do primeiro filme de zombies português.

O videoclip de Lickanthrope inspira-se nas crenças sobrenaturais portuguesas e presta homenagem aos clássicos do cinema de terror. Fundindo o conto do capuchinho vermelho com a lenda do lobisomem, pode-se afirmar que é a primeira vez que se assiste à transformação desta criatura num videoclip português.

“Acho que conseguimos fazer algo memorável. Acredito que este filme é uma lufada de ar fresco dentro daquilo que se faz em Portugal”, declarou o vocalista Fernando Ribeiro ao Correio da Manhã. O vocalista dos Moonspell submeteu-se a cinco horas de caracterização para se transformar no primeiro lobisomem português: “Foi um orgulho enorme fazer este filme.”

O novo álbum Alpha Noir vai ser lançado no dia 27 de Abril em mais de 50 países, bem como Omega White, uma coleção de 8 temas originais, que homenageiam bandas como os Type O Negative ou os Sisters of Mercy.

Delicia-te com um momento musical absolutamente sobrenatural:

httpv://www.youtube.com/watch?v=I4Far7J-cb8

E assim terminamos a edição especial do Fotogramas Musicais. Para a semana haverá mais novidades no âmbito musical.

 

 

Zeen is a next generation WordPress theme. It’s powerful, beautifully designed and comes with everything you need to engage your visitors and increase conversions.

Mais Artigos
Fernando Medina vai ao Telejornal
Fernando Medina responde na RTP sobre dados enviados à Rússia