Nesta semana fomos contemplados com a estreia de vários videoclips interessantes e inovadores. O Espalha-Factos decidiu fazer uma edição especial do Fotogramas Musicais, destacando os melhores vídeos da semana, tanto a nível nacional como internacional.

No panorama internacional revelamos os recentes vídeos dos americanos Gossip, do inesperado Jack White no seu disco a solo, da encantadora Feist e do lendário Paul McCartney, que regressa em força com a parceria de dois atores bem conhecidos.

Os Gossip, conseguiram alcançar projeção internacional com Heavy Cross, do disco Music For Men, editado em 2009. Hoje, mais maduros, o grupo de Beth Ditto vai lançar em maio o seu quinto álbum de originais, intitulado Joyful Noise. Na entrevista para a BBC, a vocalista confessa que o novo material é mais adulto e melancólico do que os trabalhos anteriores.

O videoclip do primeiro single, Perfect World apresentado esta semana, expressa claramente a parceria entre o produtor Mark Ronson e Beth Ditto. Ambos adoram vozes fortes e os coros de igreja, bem como privilegiam a música country acima de qualquer outro estilo musical.

Em Perfect World, Beth Ditto surge num cenário religioso com uma postura solene e envergando um estilo gótico, que combina com a sonoridade criada para este álbum.

Veja aqui o resultado desta colaboração perfeita:

Já conhecemos as várias facetas de Jack White e pela segunda vez falamos dele nos Fotogramas Musicais (vê aqui o artigo). Nos gloriosos The White Stripes, passando pelos Racounters até aos alternativos Dead Weather, Jack White deixou uma marca forte do seu estilo em cada banda que colaborou. Desta vez a solo, o cantor e compositor mostra a sua verdadeira essência no álbum Blunderbuss, que será lançado a 23 de abril.

Depois de Love Interruption, o novo videoclip de Jack White, Sixteen Saltines, foi lançado esta semana e já está disponível na internet. Controverso e bizarro, este video mostra o cantor a ser vítima de um ataque de jovens deliquentes. As crianças comportam-se como os adultos numa sociedade desequilibrada, adepta do vandalismo.

Também esta semana, o cantor apresentou o single Freedom at 21 de modo pouco convencional. Colocou a música em discos flexíveis e prendeu-os em vários balões de hélio. Estima-se que apenas 10% desses discos serão encontrados, contudo até agora a música não foi divulgada na internet.

Vê aqui o surpreendente novo vídeo de Jack White, Sixteen Saltines:

A cantora canadiana Feist já encantou o mundo com o seu pop-folk. Esta semana lançou o videoclip Bittersweet Melodies, divulgado em exclusivo pela Rolling Stone.

Neste vídeo, observamos várias fotos captadas pela fotógrafa Argentina Irina Werning, que mostram a semelhança das pessoas apesar da passagem do tempo. Fotos antigas do baú de recordações contrastam com fotos recentes, apresentado pessoas e animais que mantiveram a sua essência. Esta coleção de memórias é aliada à voz doce e melodiosa de Feist.

O tema pertence ao novo álbum da cantora, intitulado Metals e editado em 2011.

Vê a beleza das recordações neste videoclip enternecedor:

Ontem saiu o videoclip da canção My Valentine, single do novo disco de Paul McCartney intitulado Kisses on the Bottom. Neste video, o ex-Beatle pediu a colaboração de duas estrelas de Hollywood, Johnny Depp e Natalie Portman. Ambos expressam a letra da música através de linguagem gestual, num filme a preto e branco, simples mas comovente pela força das palavras.

Kisses on the Bottom contém 14 faixas musicais, inspiradas em canções tradicionais que o pai de McCartney tocava ao piano na sua casa em Liverpool. Para além das covers, o novo álbum também possui duas músicas compostas inteiramente pelo cantor, nomeadamente My Valentine e Only Our Hearts.

Aprecia aqui a romântica história de My Valentine, com Johnny Depp e Natalie Portman:

Também no panorama musical português, o novo videoclip dos Moonspell estreou: falamos de Lickanthrope.

Os Moonspell já tem uma longa carreira em Portugal e grande visibilidade a nível internacional. Esta semana lançaram o videoclip do single Lickanthrope, realizado por Filipe Melo. Este video marca a reunião da banda com o realizador, que já tinha trabalhado com os Moonspell há dez anos, no vídeo I’ll see you in my dreams, tema que integrou a banda-sonora do primeiro filme de zombies português.

O videoclip de Lickanthrope inspira-se nas crenças sobrenaturais portuguesas e presta homenagem aos clássicos do cinema de terror. Fundindo o conto do capuchinho vermelho com a lenda do lobisomem, pode-se afirmar que é a primeira vez que se assiste à transformação desta criatura num videoclip português.

“Acho que conseguimos fazer algo memorável. Acredito que este filme é uma lufada de ar fresco dentro daquilo que se faz em Portugal”, declarou o vocalista Fernando Ribeiro ao Correio da Manhã. O vocalista dos Moonspell submeteu-se a cinco horas de caracterização para se transformar no primeiro lobisomem português: “Foi um orgulho enorme fazer este filme.”

O novo álbum Alpha Noir vai ser lançado no dia 27 de Abril em mais de 50 países, bem como Omega White, uma coleção de 8 temas originais, que homenageiam bandas como os Type O Negative ou os Sisters of Mercy.

Delicia-te com um momento musical absolutamente sobrenatural:

httpv://www.youtube.com/watch?v=I4Far7J-cb8

E assim terminamos a edição especial do Fotogramas Musicais. Para a semana haverá mais novidades no âmbito musical.