A aventura de American Pie começou em 1999, quando quatro rapazes – Jim (Jason Biggs), Oz (Chris Klein), Kevin (Thomas Ian Nicholas) e Paul (Eddie Kaye Thomas) fazem o pacto de perder a virgindade até à noite do baile de finalistas. Dez anos (e dois filmes) depois, o grupo de amigos regressa a East Great Falls para uma reunião do liceu. Agora, ficará comprovado que, apesar de tudo o que mudou nas suas vidas, aqueles adolescentes que pareciam só atrair problemas ainda estão bem presentes.

As aventuras com tartes e flautas parecem já ter ficado para trás. Uma década depois do último ano de liceu, Jim e Michelle (Alyson Hannigan) casaram-se e têm um filho. Menos feliz foi a relação de Kevin e Vicky (Tara Reid) que acabou por terminar. Já Oz e Heather (Mena Suvari) tornaram-se verdadeiros desconhecidos. Finalmente, Stifler (Seann William Scott)… bom, Stifler continua exatamente igual a si próprio.

Fiel à sua premissa sempre irreverente, American Pie: O Reencontro oferece novamente tudo aquilo que seria expectável, e até um bocadinho mais. Como sempre, a linha entre o humor grosseiro e inteligente é ultrapassada, mas acaba sempre por ser dada uma desculpa quando falamos de American Pie. É suposto que assim aconteça, é esse o seu papel, e desde que no final estejamos a rir às gargalhadas, não há problema algum.

É apaixonante ver novamente a entrega dos atores. Sem temerem o regresso a personagens que, em alguns casos, já estão bem distantes do patamar em que estão hoje, são eles que ressuscitam mais uma vez o franchise American Pie. E fazem-no com entrega, com veemência e paixão, sentimentos que são compreendidos por quem está do outro lado do ecrã. Talvez seja nostalgia, talvez seja uma onda de revivalismo, mas seja o que for, a verdade é que American Pie: O Reencontro volta a conquistar o público. Sempre igual a si próprio, pois nem teria piada se fosse de outra maneira.

7.5/10

Ficha Técnica:

Título original: American Reunion

Realizado por:  Jon Hurwitz, Hayden Schlossberg

Argumento: Adam Herz, Jon Hurwitz, Hayden Schlossberg

Elenco: Tara Reid, Alyson Hannigan, Seann William Scott, John Cho, Jason Biggs, Chris Klein 

Género: Comédia

Duração: 112 minutos