O Panazorean – Festival Internacional de Cinema Migrações & Interculturalidade vai decorrer nos Açores de 14 a 21 de abril, em Ponta Delgada.

Organizado pela AIPA – Associação dos Imigrantes nos Açores, o evento tem como objetivos “reforçar o diálogo entre as pessoas de e em todo o mundo, mostrar a realidade em que vivemos e apostar na riqueza da diversidade cultural”, e, durante oito dias, vai reunir realizadores, produtores, investigadores e público, tendo em vista o debate e reflexão sobre estes temas.

Na sua primeira edição serão exibidos 35 filmes, selecionados de entre os 90 recebidos. América, de João Nuno Pinto marca a abertura oficial do festival.  Il Castello, de Massimo D’Anolfi e Martina ParentiQu’Ils Reposent en Révolte, de Sylvain GeorgeVol Spécial, de Fernand Melgar, Yama no Anata, de Aya Koretzky, Almanya, de Yasemin Samdereli são outros nomes presentes nestes dias. Destaque ainda para a exibição do filme de Gonçalo Tocha sobre a ilha do Corvo, É Na Terra Não é Na Lua.

Para reforçar o debate, o festival está associado a outras atividades, como conferências (em parceria com a Universidade Aberta e a Universidade dos Açores), exposições e oficinas. Os filmes serão exibidos no Teatro Micaelense e as mostras de filmes Black & White e Restart na Galeria Arco 8.

Na sua estreia, o Panazorean oferece “um olhar particular sobre dois países com realidades distintas, Alemanha e Cabo Verde, mas que nos ajudam a perceber quão complexo é o tema e as respostas que ele suscita”. No âmbito do festival, destacam-se a existência de uma competição destinada às escolas da região, procurando “incentivar as gerações mais jovens à produção cinematográfica”; a presença de quatro filmes de produção regional e a participação do público na escolha da melhor película regional, nacional e internacional. Mais ainda, o Panazorean assume-se como um festival “verde”, resultado de um protocolo estabelecido com a AZORINA – Sociedade de Gestão Ambiental e Conservação da Natureza, que fará “a medição e gestão da pegada carbónica no festival”.

Para mais informações consulte as páginas oficiais do Panazorean:

Site do festival: http://www.panazorean.com/
Blog oficial: http://panazorean.wordpress.com/
Facebook: https://www.facebook.com/panazorean
Twitter: http://twitter.com/PanazoreanFest
YouTube: http://www.youtube.com/user/Panazorean

Inês Moreira Santos