Realizado anualmente desde 1961, o Monte Carlo Television Festival contempla produções portuguesas no conjunto de nomeados de 2012, algo que tem sido hábito nos últimos anos. A RTP1 repete a presença nas séries nomeadas, enquanto a TVI volta a merecer destaque com uma reportagem.

Os Compadres relata as histórias vividas entre dois casais vizinhos que se preparam para mudar a sua condição social ao receberem um prémio da lotaria. Nomeada para Melhor Série Cómica Internacional e para Melhor Série Cómica Europeia, vale ainda a Ana Costa as nomeações para Melhor Produtor Internacional e para Melhor Produtor Europeu. Ana Zanatti e Rosa do Canto estão nomeadas para o prémio Melhor Atriz de Comédia, enquanto Nicolau Breyner e Fernando Mendes estão entre as possibilidades para vencer o prémio Melhor Ator de Comédia.

Velhos Amigos recebe a nomeação para Melhor Série Dramática Internacional e Melhor Série Dramática Europeia. Margarida Cardeal está nomeada para Melhor Atriz de Série Dramática e Orlando Costa e João Maria Pinto para o prémio Melhor Ator Dramático. A série que mostra um encontro de gerações de avós e netos vale a Patrícia Sequeira e Cristina Soares as nomeações para Melhor Produtor Europeu e Melhor Produtor Internacional.

Em 2010 a TVI foi a vencedora do prémio especial Príncipe Rainier III com Terra Desafio Global, uma reportagem que abordava a temática do aquecimento global. Este ano Asas do Desejo é a reportagem que merece presença no Monte Carlo Television Festival. De Alexandra Borges e sobre o direito à sexualidade na deficiência, recebe a nomeação para Melhor Reportagem.

A 52.ª edição do festival irá decorrer entre 10 e 14 de junho. Apesar de o programa ainda não estar completamente definido, sabe-se que os primeiros dias serão para a apresentação dos nomeados e do júri. Apenas no último dia serão anunciados os vencedores.

Para ter acesso à lista completa de nomeados clica aqui.