Filipa+sousa

Filipa Sousa paga despesas de promoção de ‘Vida Minha’

Filipa Sousa está a pagar as despesas promocionais da canção Vida Minha a nível internacional. A cantora que representará Portugal na Eurovisão, admite custear os custos inerentes a esta sua participação enquanto a RTP garante a promoção a nível nacional.

A intérprete da canção portuguesa vai estar em Londres, a 29 de abril, a promover a música, numa viagem paga do seu próprio bolso. “A resposta que a RTP me deu é que fazem promoção cá [risos]. No entanto, a Eurovisão é uma vez na vida e vou aproveitar ao máximo, com ou sem apoio da RTP”, esclarece Filipa.

A RTP não tem suportado os custos de promoção internacional dos artistas que vão à Eurovisão, numa política que é exclusiva da televisão nacional. O mesmo aconteceu em 2008, com Vânia Fernandes. A gravação do videoclip da música, Senhora do Mar, só se tornou possível graças ao empenho pessoal de João Cunha e Silva, vice-presidente do Governo Regional da Madeira, que decidiu sensibilizar algumas entidades privadas regionais para ajudar a madeirense a representar Portugal.

Em 2010, uma situação semelhante ocorreu com Filipa Azevedo. Após a vitória da intérprete no Campo Pequeno, no Festival da Canção, o autor da música, Augusto Madureira entrou em contacto com a RTP para preparar a representação portuguesa em Oslo: “Desde muito cedo, uma das minhas preocupações junto da RTP era como promover externamente a canção”, afirmou o compositor à revista Notícias TV. “A segunda questão que me preocupava era… como é que a Filipa [Azevedo, intérprete da canção, de 18 anos], um grande talento mas ainda em início de carreira, iria ser preparada para um megapalco e centenas de jornalistas”, acrescentou, ainda, Augusto Madureira.

Mas a RTP não se quis envolver, mais uma vez, nos assuntos da Eurovisão. “Muito rapidamente, o chefe da delegação da RTP para o festival disse-me que esses eram assuntos externos que não me diziam respeito e que só iria a Oslo como mero elemento de palco”, relembrou Augusto. Recusando-se a assumir unicamente esse papel, promoveu a canção Há Dias Assim, com dinheiro que saiu do seu próprio bolso. Financiou um videoclip para a canção, bem como a ida e estadia à Holanda para uma festa pré-Eurovisão.

Zeen is a next generation WordPress theme. It’s powerful, beautifully designed and comes with everything you need to engage your visitors and increase conversions.

Mais Artigos
Maradona
Canais TVCine homenageiam Maradona com estreia de documentário