A RTP 1 assinala nos dias 8, 9 e 10 de abril os 100 anos sobre a tragédia com o navio Titanic. No domingo e na segunda vai para o ar a mini-série de 1996 Titanic, protagonizada por Catherine Zeta Jones e Peter Gallagher. Já na terça-feira à noite, acontece a estreia do documentário Inside the Titanic, realizado em 2011 por Richard Dale e que fala sobre os acontecimentos que se desenrolaram quando o Titanic afundou.

Na noite de 14 de abril de 1912, durante sua viagem inaugural, entre Southampton, na Inglaterra, e Nova York, nos Estados Unidos, o Titanic chocou com um iceberg no Oceano Atlântico e afundou duas horas e quarenta minutos depois, na madrugada do dia 15 de abril de 1912. Com 2.240 pessoas a bordo, o naufrágio resultou na morte de 1.523 pessoas, sendo uma das piores catástrofes marítimas de todos os tempos. Cem anos depois, e na mesma semana em que o filme de sucesso de 1997 regressa às salas de cinema, agora em 3D, a RTP 1 recorda a história do Titanic.

Titanic (mini-série)

No domingo às 22h23 e na segunda às 22h22 irá para o ar a mini-série produzida por Frank KonigsBerg e realizada por Rob Liebermann em 1996. Tendo no elenco principal nomes como Peter Gallagher, George C. Scott, Tim Curry ou Catherine Zeta-Jones, Titanic conta-nos o romance de dois casais a bordo do navio Titanic. Isabella Paradine (Catherine Zeta Jones) é uma mulher rica que se encontra de luto pela morte da sua tia, mas que reacende a chama de uma paixão antiga com Wynn Park (Peter Gallagher).

Enquanto isso, um vagabundo encantador, chamado Jamie Perse (Mike Doyle), rouba um bilhete para o navio, onde se irá apaixonar por uma inocente menina irlandesa. Mas o seu romance é ameaçado por Simon Doonan (Tim Curry), que ao descobrir a verdade sobre o  bilhete de Jamie, faz dele seu cúmplice nos planos sinistros que tem para com a menina. A estas histórias, junta-se todo o drama vivido pelos passageiros e tripulação na luta pela sobrevivência ao naufrágio de 1912 do maior e mais luxuoso navio do mundo. Para ver ao longo de 180 minutos de filme, divididos em dois episódios.

Inside the Titanic

Na terça-feira, às 22h34, estreia o documentário de 90 minutos, produzido no Reino Unido e Canadá por Michael Robins e Tim Goodchild. Inside the Titanic é a história de um massacre. Quando o Titanic se afundou na sua viagem inaugural, 1.517 pessoas, entre passageiros e tripulação, morreram. Todos a bordo foram enganados pela água, um assassino traiçoeiro e imparável. Este documentário atraente revela exatamente como o famoso transatlântico se afundou.

Como foi estar na única viagem do navio mais famoso de todos os tempos? A história do ponto de vista do assassino gelado que perseguia os corredores deste navio poderoso – a água. 100 Anos depois, um documentário BBC que revela tudo o que aconteceu na única viagem do transatlântico. Conheça as histórias na primeira pessoa e o drama vivido a bordo de Titanic.