O Barómetro Social Media Portugal, da responsabilidade da Identidade Digital (ID), vai analisar mensalmente quatro temas – Política e Futebol, que são permanentes, e dois variáveis, que em março foram marcas de Café e Cerveja. O primeiro mês publicado foi março, em resultados revelados esta semana. Numa observação que envolveu o Facebook, o Twitter, blogues, Youtube e vários fóruns de discussão, chegou-se às marcas com maior projeção nestes social media.

A Super Bock, da Unicer, e a Nespresso, da Nestlé, foram as marcas com maior número de referências durante o mês de março.

Num total de 2.130 menções a marcas de cerveja reunidas nas várias redes sociais, 1363 couberam à Super Bock, numa quota de 64%. No que diz respeito ao café, as referências foram 10018, sendo que cerca de 30,1% couberam à Nespresso, num total de 3055. O Twitter é o meio preferido dos consumidores para falarem em marcas de café, enquanto para falar de cerveja, preferem os blogs.

Percentagem das referências online a marcas de café calculada pelo Barómetro Social Media Portugal

Percentagem das referências online a marcas de cerveja calculada pelo Barómetro Social Media Portugal

A razão para a grande preponderância da Super Bock relativamente às outras marcas está também relacionada com o Festival Super Bock Super Rock e as várias confirmações de artistas entretanto concretizadas.

No que respeita às outras variantes analisadas, o Benfica foi o clube mais mencionado na web durante o mês de março, seguido de muito perto pelo Porto. Na Política, o mais comentado foi o ministro Vítor Gaspar, seguido por Pedro Passos Coelho.