A primeira quinta-feira de abril, que conta com cinco novos filmes nas salas de cinema nacionais, fica marcada pela reposição do filme Titanic nos cinemas, desta vez em 3D. Como Estreia da Semana, o Espalha-Factos destaca, no entanto, um filme português que está a dar cartas lá fora e que agora chega ao nosso país: falamos de Tabu, de Miguel Gomes.

O monte Tabu dá o mote para um drama muito aclamado do realizador português. Na história, Pilar reforma-se e procura endireitar o mundo, o seu e o dos outros. Preocupa-se sobretudo com a solidão da sua vizinha Aurora que, entre outras excentricidades, desconfia da sua criada cabo-verdiana Santa. Quando Aurora pede às outras para a ajudarem a encontrar-se com um homem que até à data não sabiam se existiam, uma misteriosa história é descoberta entre os dois.

O vencedor do prémio da crítica em Berlim é uma coprodução entre Portugal, França, Alemanha e Brasil, num filme a preto e branco que conta, no elenco, com Ana Moreira, Laura Soveral, Teresa Madruga, Carlotto Cota, entre outros. O Espalha-Factos já viu o filme e tem crítica, aqui.

O drama Titanic regressa então esta semana às salas de cinema, a três dimensões. O filme de James Cameron sobre a história do maior naufrágio da história, equilibrada com uma história de amor, é protagonizado por Leonardo DiCaprio e Kate Winslet, também com Bill Paxton, Kathy Bates, entre outros. Outra grande estreia da semana é American Pie: O Reencontro, uma comédia realizada por Hayden Schlossberg e Jon Hurwitz sobre um longo fim de semana no qual as personagens o que mudou entre elas desde o verão de 1999. No elenco principal estão Sean William Scott, Alyson Hannigan, Tara Reid e John Cho.

A fechar as estreias desta semana, um filme de terror britânico e um drama americano escrito e realizado por Angelina Jolie. Começando pelo segundo, Na Terra de Sangue e Mel, de 2011, retrata o romance entre um sérvio e uma muçulmana quando, durante a Guerra da Bósnia, um soldado sérvio reencontra uma mulher bósnia deportada para um campo de concentração. Por seu lado, ETs in Da Bairro, de Joe Cornish, acompanha um gang de adolescentes contra uma invasão de monstros extraterrestres.

Aqui fica o trailer do filme da semana, Tabu:

Box Office

Lorax mantém-se no primeiro lugar do Box Office da semana de 29 de março a 4 de abril, 70419 espectadores e 433.409,24 euros de receita bruta. Seguem-se, o top 5, Fúria de Titãs, com quase metade dos espectadores, 41278; Os Jogos da Fome em terceiro lugar; Comprámos um Zoo!, uma das estreias da semana passada, em quarto; e, por fim, o filme francês Amigos Improváveis. Destaque ainda para A Invenção de Hugo, que se mantém no top, esta semana na 10ª posição. A lista completa pode ser consultada aqui.