A rubrica Cinco Noites, Cinco Filmes está volta às noites da RTP2 já no próximo dia 2 de abril. De segunda a sexta-feira, cerca das 23h30, o segundo canal transmite cinco filmes por semana, no que pode ser o regresso definitivo de um espaço bem aguardado pelos espectadores cinéfilos.

A escassez de programação cinematográfica por parte da RTP2 levou a comunidade cinéfila da internet a criar uma petição a favor do regresso de uma exibição regular de cinema no canal. A petição remonta a 2010 e foi assinada por diversas personalidades ligadas à sétima arte portuguesa (e não só), como Adriano Luz, Ivo Canelas, Inês de Medeiros, Daniel Sampaio, Beatriz Batarda, Rui Morrison, entre outros. Foi entregue na Assembleia da República contando com 2962 assinaturas.

Agora, com a transferência do talk show 5 para a meia-noite para a RTP1 e a consequente liberalização do espaço horário na 2, a estação começa a transmitir, a partir do mês de abril, “filmes de qualidade“, como pode ser lido na página do programa no site da RTP. O regresso de Cinco Noites, Cinco Filmes parece marcar também o regresso da exibição regular de cinema à 2,  e não apenas uma substituição provisória do programa 5 para a meia-noite, como tem acontecido nas pausas entre as temporadas do talk show.

Na primeira semana, a rubrica exibirá os filmes Deixa-me Entrar (segunda-feira, dia 2), Canino (terça-feira, dia 3), Depois das Aulas (quarta-feira, dia 4), O Dia da Saia (quinta-feira, dia 5) e Submarino (sexta-feira, dia 6).