O segundo dia da III Mostra de Cinema Fantástico – Syfy Fest, no Cinema São Jorge, apresentou um cartaz centrado no género terror, com os filmes The InnkeeperHobo with a Shotgun e The Woman.

No início da tarde de Sábado, dia 17 de Março, foi exibido o último episódio da primeira temporada da série The Game of Thrones no grande ecrã do Cinema São Jorge. A apresentação do episódio teve direito a um cenário, que recriou o ambiente da saga épica com o famoso trono do rei. A segunda temporada da série estreia dia 23 de Abril, em exclusivo no canal SyFy. De seguida, foi apresentada a sessão de curtas-metragens selecionadas pela Shortcutz Lisboa. As curtas escolhidas foram exibidas recentemente e tornaram-se referência em Portugal.

A primeira longa-metragem de terror que abriu a maratona cinematográfica, no dia 17 de Março, foi The Innkeeper, o filme do jovem realizador Ti West. The Innkeeper é o filme que provavelmente dará maior visibilidade a este realizador em ascensão nos Estados Unidos. Com Sara Paxton no principal papel, The Innkeeper, narra a história de dois recepcionistas do Hotel Yankee Pedlar, que pensa-se estar amaldiçoado pelo espírito de uma viúva chamada Madeline O’Malley. Os recepcionistas, Claire e Luke, tentam desvendar o mistério e saber se o fantasma habita mesmo naquela casarão.

A intriga não parece ser muito original, pois recorre aos típicos clichés da casa assombrada e isolada, com espíritos de pessoas que morreram tragicamente. Contudo torna-se diferente pela componente humorística desenvolvida na primeira parte do filme. A interação entre os dois actores e a sua relação ao longo do filme está bem aprofundada, criando uma ligação entre o espectador e as duas personagens. O recurso aos rápidos zooms e aos planos subjectivos são escolhas muito interessantes e criativas, que se adaptam bem a este género cinematográfico e auxiliam a criar um efeito de tensão na descoberta de um segredo desconhecido.

Na segunda parte da história, o filme começa a perder a vivacidade conseguida inicialmente. Os planos são demasiado longos e quebram o suspense, tornando as cenas bastante irrealistas. A música intensa e excessivamente literal, em vez de enfatizar os momentos de maior adrenalina no filme, apenas antecipa os acontecimentos, tornando-los previsíveis e pouco credíveis. Os planos fechados, as portas entre-abertas e fantasmas pintados de branco são pormenores muito recorrentes neste tipo de filmes e já não entusiasmam a plateia, devido à sua insistente abordagem.

Apesar do início ter sido inovador, o final deixou muito a desejar e a maior parte das cenas de terror não tinham nenhuma explicação plausível que as sustentasse. Mesmo assim valeu a pena o esforço deste novo realizador, que criou uma história e editou o filme de pouco orçamento, conseguindo obter resultados, embora ainda haja muito trabalho pela frente.

O Syfy Fest continua até hoje, dia 18 de Março, com os filmes Atrocious, Hell, Stake Land e Lobos de Arga.

5/10

Ficha Técnica:

Título Original: The Inkeeper

Realizador: Ti West

Argumento: Ti West

Elenco: Sara Paxton, Pat Healy, Kelly McGillis, Lena Dunham, George Riddle

Género: Thriller, Terror

Duração: 100 minutos

*Por opção da autora, este artigo foi escrito segundo as normas do Acordo Ortográfico de 1945.