2011_the_innkeeper_004

SyFy Fest: The Inkeeper

O segundo dia da III Mostra de Cinema Fantástico – Syfy Fest, no Cinema São Jorge, apresentou um cartaz centrado no género terror, com os filmes The InnkeeperHobo with a Shotgun e The Woman.

No início da tarde de Sábado, dia 17 de Março, foi exibido o último episódio da primeira temporada da série The Game of Thrones no grande ecrã do Cinema São Jorge. A apresentação do episódio teve direito a um cenário, que recriou o ambiente da saga épica com o famoso trono do rei. A segunda temporada da série estreia dia 23 de Abril, em exclusivo no canal SyFy. De seguida, foi apresentada a sessão de curtas-metragens selecionadas pela Shortcutz Lisboa. As curtas escolhidas foram exibidas recentemente e tornaram-se referência em Portugal.

A primeira longa-metragem de terror que abriu a maratona cinematográfica, no dia 17 de Março, foi The Innkeeper, o filme do jovem realizador Ti West. The Innkeeper é o filme que provavelmente dará maior visibilidade a este realizador em ascensão nos Estados Unidos. Com Sara Paxton no principal papel, The Innkeeper, narra a história de dois recepcionistas do Hotel Yankee Pedlar, que pensa-se estar amaldiçoado pelo espírito de uma viúva chamada Madeline O’Malley. Os recepcionistas, Claire e Luke, tentam desvendar o mistério e saber se o fantasma habita mesmo naquela casarão.

A intriga não parece ser muito original, pois recorre aos típicos clichés da casa assombrada e isolada, com espíritos de pessoas que morreram tragicamente. Contudo torna-se diferente pela componente humorística desenvolvida na primeira parte do filme. A interação entre os dois actores e a sua relação ao longo do filme está bem aprofundada, criando uma ligação entre o espectador e as duas personagens. O recurso aos rápidos zooms e aos planos subjectivos são escolhas muito interessantes e criativas, que se adaptam bem a este género cinematográfico e auxiliam a criar um efeito de tensão na descoberta de um segredo desconhecido.

Na segunda parte da história, o filme começa a perder a vivacidade conseguida inicialmente. Os planos são demasiado longos e quebram o suspense, tornando as cenas bastante irrealistas. A música intensa e excessivamente literal, em vez de enfatizar os momentos de maior adrenalina no filme, apenas antecipa os acontecimentos, tornando-los previsíveis e pouco credíveis. Os planos fechados, as portas entre-abertas e fantasmas pintados de branco são pormenores muito recorrentes neste tipo de filmes e já não entusiasmam a plateia, devido à sua insistente abordagem.

Apesar do início ter sido inovador, o final deixou muito a desejar e a maior parte das cenas de terror não tinham nenhuma explicação plausível que as sustentasse. Mesmo assim valeu a pena o esforço deste novo realizador, que criou uma história e editou o filme de pouco orçamento, conseguindo obter resultados, embora ainda haja muito trabalho pela frente.

O Syfy Fest continua até hoje, dia 18 de Março, com os filmes Atrocious, Hell, Stake Land e Lobos de Arga.

5/10

Ficha Técnica:

Título Original: The Inkeeper

Realizador: Ti West

Argumento: Ti West

Elenco: Sara Paxton, Pat Healy, Kelly McGillis, Lena Dunham, George Riddle

Género: Thriller, Terror

Duração: 100 minutos

*Por opção da autora, este artigo foi escrito segundo as normas do Acordo Ortográfico de 1945.

Zeen is a next generation WordPress theme. It’s powerful, beautifully designed and comes with everything you need to engage your visitors and increase conversions.

Mais Artigos
Emma Corrin como Princesa Diana em The Crown
The Crown: O que é verdade e ficção na nova temporada?