A 85ª cerimónia dos Óscares da Academia terá lugar no dia 24 de fevereiro de 2012, mais uma vez no espaço do Kodak Theatre, em Los Angeles. Como já é habitual, os maiores prémios da indústria cinematográfica de Hollywood serão entregues na noite do último domingo de fevereiro – durante a madrugada na hora portuguesa.

Ainda não passou um mês desde a cerimónia deste ano, e a Academy of Motion Picture Arts and Sciences já revelou, via twitter, a data da próxima celebração dos melhores filmes e atores do ano. Não há ainda nomes para a apresentação, sabe-se apenas que o Kodak Theatre (embora sem o patrocínio, dada a falência da Kodak) voltará a ser palco da gala em 2013.

A Academia divulgou uma novidade para 2013: os votos dos membros da Academia para a escolha dos nomeados e dos vencedores passarão a ser eletrónicos. Também os nomeados para a cerimónia serão divulgados a 15 de janeiro, e não no final do primeiro mês do ano, como é habitual, deixando cerca de seis semanas de separação entre este anúncio e a cerimónia.

O Artista foi o grande vencedor dos Óscares de 2012, arrecadando a estatueta de melhor filme, melhor realizador, melhor ator, entre outras categorias principais, na cerimónia de dia 26 de fevereiro.