Do drama à comédia, passando pela ação e pela aventura, cinco filmes chegaram esta quinta-feira aos cinemas nacionais. O destaque do Espalha-Factos, como Estreia da Semana, vai para o filme The Grey – A Presa. Falamos ainda do Box Office da semana que passou.

A Presa é escrito e realizado por Joe Carnahan, contando a história de um homem que se vê obrigado a liderar um grupo de trabalhadores na sua luta pela sobrevivência e pelo regresso a casa, após a queda do seu avião no Alasca. O clima e os ferimentos são os seus maiores adversários e o grupo de sobreviventes tem ainda de fugir de ferozes lobos, que deles fazem as suas presas. Uma luta contra o tempo numa aventura dramática, protagonizada por Liam Neeson, Dermot Mulroney, Frank Grillo e James Badge Dale.

Também na onda da aventura, o novo filme da Disney, John Carter, acompanha um veterano de guerra que é transportado para Marte, inexplicavelmente, e que acaba por se envolver nos conflitos entre os habitantes do planeta. A realização está a cargo de Andrew Stanton, com base no clássico de Edgar Rice Burroughs, e a interpretação de Taylor Kitsch, Lynn Collins, Samantha Morton, Willem Dafoe, entre outros. Amor e Outras Cenas, por outro lado, é uma comédia romântica com Paul Rudd e Jennifer Aniston sobre um casal “à beira de um ataque de nervos” que descobre uma comunidade idílica constituída por verdadeiras personagens, que os faz mudar a forma de ver a vida. Este Wanderlust é realizado por David Wain.

De França chegam-nos dois filmes. Enter the Void – Viagem Alucinante é um drama de Gaspar Noé sobre dois irmãos: um deles morre, mas o seu espírito recusa-se a abandonar a irmã e o mundo dos vivos. Quanto a Black Heaven – O Outro Mundo, trata-se de um drama de 2010, que acompanha um jovem na sua vida quotidiana, que encontra um homem morto num ritual suicida. Mais tarde, é convencido por uma sedutora loura a jogar um videojogo que leva os homens a suicidar-se na vida real.

Aqui fica o trailer do filme da semana:

Box Office

No Box Office nacional da semana 8 a 14 de março, o filme A Invenção de Hugo foi destronado por Viagem ao Centro da Terra 2: A Ilha Misteriosa, de Brad Peyton, que ocupa agora o primeiro lugar com 27.644 espectadores na primeira semana de exibição. O filme de Scorsese encontra-se na segunda posição, seguido de Guerra é Guerra, novamente em terceiro na contagem. Destaque ainda para O Artista, vencedor do Óscar de Melhor Filme, que esta semana ficou em 14º lugar, e para Jack e Jill, a fechar o top 20. A tabela completa pode ser vista aqui. Os dez primeiros lugares são:

1. A Viagem ao Centro da Terra 2: A Ilha Misteriosa
2. A Invenção de Hugo
3. Guerra é Guerra
4. Ghost Rider – Espírito de Vingança
5. Contrabando
6. O Despertar das Trevas
7. Cavalo de Guerra
8. A Mulher de Negro
9. A Dama de Ferro
10. Vergonha