A próxima edição do Portugal Fashion vai começar pela primeira vez na cidade de Lisboa no dia 21 de março, apesar de manter a sede da 30ª edição no Porto. Mais de 30 desfiles vão ser apresentados nas duas cidades.

De acordo com Manuel Teixeira, presidente da comissão executiva do Portugal Fashion, o tema Cross foi escolhido por um duplo sentido. “Sabíamos que íamos ter dois locais e tínhamos aqui uma ponte que une o país, Porto a Lisboa, mas também uma ideia de atravessar este momento, continuar em frente, porque esse é o nosso objetivo”, afirmou à Agência Lusa. Em declarações ao jornal Sol, Manuel Teixeira admitiu que a moda também ressente a crise graças “a quebras significativas ao nível do consumo”, “sendo mais difícil mobilizar patrocínios”.

Para a abertura do evento de moda, a 21 de março, está agendada a apresentação da dupla Alves/Gonçalves, uma das ausências da 38ª edição do ModaLisboa, na Sociedade de Geografia de Lisboa. Também para o primeiro dia estão marcados os desfiles de Filipe Oliveira Baptista, que assumiu a direção artística da Lacoste em setembro do ano passado, dos jovens criadores no espaço BLOOM: Estelita Mendonça, Andreia Lexim, Daniela Barros e também de Hugo Costa. Este espaço é dedicado exclusivamente a novos criadores para dar visibilidade aos trabalhos dos jovens acabados de sair das escolas de moda.

Na Alfândega do Porto, a partir do dia 22, nomes como Fátima Lopes, Storytailors, Katty Xiomara, Luís Buchinho, Carlos Gil e Miguel Vieira vão apresentar as suas coleções.

Portugal Fashion 2012