A polémica instalou-se entre o ex-participante dos Ídolos e a voz de Desfolhada. Simone de Oliveira foi a primeira a atacar, logo após o Festival da Canção 2012 ter terminado. Carlos Costa respondeu, posteriormente, no seu Facebook.

O ex-concorrente dos Ídolos tentou a sua sorte no certame com a canção Queres Que Eu Dance?, mas não foi além do quinto lugar. A vencedora foi Filipa Sousa com Vida Minha, mas, no entanto, a polémica virou-se para Carlos Costa e Simone de Oliveira. Em declarações ao site A Televisão, a veterana Simone referiu-se a Carlos como “cantor de boate”, criticando a atuação de Queres Que Eu Dance. Para além disso, Simone de Oliveira referiu que achou bem o lugar do “rapazinho que se deitava no chão e queria dançar” pois não queria ver Portugal representado assim desta maneira, outra vez (referindo-se aos Homens da Luta).

Carlos Costa, por sua vez, logo após a sua atuação disse ter sido “uma noite mágica, cheira de luz e alegria”, acrescentado que fora uma honra atuar na presença da “grande Simone”.  Após saber das declarações de Simone, o cantor escreveu no seu Facebook que, às vezes, as pessoas não pensam no que dizem. Carlos não alimentou mais o assunto, mas esperam-se desenvolvimentos nos próximos dias.

A 48ª edição do Festival da Canção foi, para Simone, razoável: “passível, já houve muito pior, o ano passado foi muito pior”. Quanto à vencedora, a cantora afirma que “achei bem, achei bem”, acrescentando que “gostei muito da Filipa. No entanto, a favorita da cantora era a canção Gratia Plena interpretada por Ricardo Soler.

Na TV 7 Dias, a voz de Queres Que Eu Dance aparece sob o título de “Carlos Costa ao ataque” e afirma que “o povo é a minha força”. Referindo-se ao júri distrital, Carlos confessa que este “não tem capacidade de avaliar que já não estamos no tempo das Amálias Rodrigues”. Contudo, o cantor reconhece que Filipa Sousa foi uma justa vencedora com Vida Minha, composta pela dupla Carlos Coelho e Andrej Babic. A terminar Carlos Costa divulgou que o seu CD, Sunshine, já foi gravado e sairá em breve.