Numa semana de muitas estreias nos cinemas nacionais, os filmes vão do thriller ao drama, do terror à aventura. São nove, entre longas e curtas-metragens, entre os quais o Espalha-Factos destaca como Estreia da Semana A Mulher de Negro.

The Woman in Black, título original, acompanha o advogado londrino Arthur Kipps, que é forçado a deixar o filho de três anos e a viajar até uma aldeia remota, para tomar conta dos negócios do proprietário da Eel Marsh House, agora falecido. Quando chega à mansão, Arthur descobre segredos obscuros do passado dos habitantes da aldeia. Ao vislumbrar uma estranha mulher vestida de medo, o advogado começa a ser dominado pelo medo. Daniel Radcliffe protagoniza o thriller, que conta ainda com a participação de Emma Shorey, Molly Harmon, Sophie Stuckey, entre outros. O filme é realizado por James Watkins. A crítica no Espalha-Factos pode ser lida aqui.

Do cinema norte-americano chega-nos Viagem ao Centro da Terra 2: A Ilha Misteriosa, a continuação da aventura com alguns dos protagonistas e novas caras. A liderar o elenco está agora Dwayne Johnson, The Rock, bem como Vanessa Hudgens e os já conhecidos Michael Caine e Josh Hutcherson. Quanto a Margin Call – O Dia Antes do Fim, de J.C. Chandor, é um thriller com Demi Moore, Jeremy Irons, Kevin Spacey, entre outros, sobre informações reveladas que vão originar uma sucessão de desastres.

No que diz respeito ao terror, destacam-se dois novos filmes: O Despertar das Trevas, de William Brent Bell, sobre uma mulher possuída pelo demónio que dois exorcistas procuram curar; e Uma Lista a Abater, a história de um ex-soldado que se torna um assassino contratado e que aceita uma nova missão, deixando-se dominar pela paranoia. O cinema francês encontra-se representado, esta semana, por Uma Doce Mentira, com Audrey Tautou, um drama sobre a força de uma carta de amor e a sua influência numa série de mal-entendidos. Crítica aqui.

Já o cinema português está presente com dois filmes e uma curta-metragem, O Dia Mais Feliz da Tua Vida, de Adriano Luz, de um homem que está à beira da morte. Florbela é também uma das estreias da semana, um drama de Vicente Alves do Ó sobre um período da vida da poetisa Florbela Espanca. O elenco principal é constituído por Dalila Carmo, Albano Jerónimo e Ivo Canelas. O filme foi também criticado pelo Espalha-Factos, aqui. Por fim, Em Câmara Lenta trata de uma teia de relacionamentos sobretudo entre as três personagens principais. Fernando Lopes dirige João Reis, Rui Morisson, Maria João Bastos e Maria João Luís. As críticas: aqui.

O trailer do filme da semana pode ser visto aqui:

Box Office

No que diz respeito ao Box Office, na semana de 1 a 7 de março o filme A Invenção de Hugo, de Martin Scorsese, mantém o primeiro lugar, com uma receita bruta de € 200.987,96, com 29404 espectadores. Seguem-se Ghost Rider: Espírito de Vingança, Guerra é Guerra, Cavalo de Guerra e Contrabando a dominar os primeiros lugares da tabela, que pode ser consultada na totalidade aqui. Deixamos os dez primeiros lugares:

1 A INVENÇÃO DE HUGO
2 GHOST RIDER ESPÍRITO DE VINGANÇA
3 GUERRA É GUERRA
4 CAVALO DE GUERRA
5 CONTRABANDO
6 A DAMA DE FERRO
7 EXTREMAMENTE ALTO, INCRIVELMENTE PERTO
8 O ARTISTA
9 OS MARRETAS
10 VERGONHA