O mais recente estudo da Marktest revela que, em 2011, nas televisões portuguesas, foram emitidas mais de 16 mil horas de programação nacional. Estes dados são referentes apenas aos quatro canais generalistas em sinal aberto. O destaque vai para a TVI, que é a estação televisiva que mais emite conteúdos nacionais. A seguir aparece a RTP1, seguida pela SIC e, por último, a RTP2.

Foram 16 527 horas de programação exclusivamente portuguesa que as televisões transmitiram durante o ano de 2011. Este estudo efetuado pela Media Monitor mostra que, em média, foram exibidas 11 horas diárias de produção nacional por cada canal. Este número corresponde a 59.7% da emissão televisiva.

A estação que mais emitiu conteúdos portugueses foi a TVI, onde estes representaram cerca de 74.9% da oferta do canal em 2011. Em seguida aparece a RTP1 com 71.5% da sua programação a ser exclusivamente portuguesa, a qual é seguida pela SIC com 55.4%. A RTP2 foi a estação com menos programação nacional, sendo que esta apenas representou 41% dos programas emitidos.

Após a produção nacional, são os programas vindos dos Estados Unidos da América que mais são exibidos pelas televisões. Os conteúdos televisivos norte-americanos representaram cerca de 15.5% da programação dos quatro canais. Já os conteúdos brasileiros foram, no período do estudo, apenas 4.4% da programação emitida.