No Fotogramas Musicais de hoje destacamos a banda folk norte-americana, Bon Iver, com o seu último single Towers.

Fundada em 2007, a banda liderada por Justin Vernon ganhou este ano dois Grammy Awards nas categorias de Melhor Artista Revelação e Melhor Álbum Alternativo pelo seu recente álbum intitulado  Bon Iver. A origem do nome Bon Iver vem da expressão francesa bon hiver, que significa bom inverno.

Os Bon Iver já colaboraram com vários cantores do panorama musical, realizando parcerias improváveis com Kanye West no tema Lost in the world e Monster, James Blake na música Fall Creek Boys Choir e, juntamente com St Vincent, contribui na composição do tema Rosyln para a banda-sonora do filme da saga Twilight, New Moon.

Com dois álbuns editados, For Emma, Forever ago (2008) e Bon Iver, Bon Iver (2011), o grupo folk tem impressionado o público com as suas melodiosas canções de múltiplas vozes mesmo ao estilo indie.

O seu recente álbum Bon Iver lançado a junho de 2011, contém 10 músicas escritas por Vernon. Para o vocalista e compositor, cada canção representa um ambiente específico, por exemplo a primeira música do álbum , Perth, simboliza a sonoridade de uma guerra civil.

O segundo single do novo álbum, Holocene, foi também nomeado nos Grammy Awards nas categorias de Melhor Canção e Melhor Gravação do ano. Apesar de não ter arrecadado o prémio a nomeação ao lado de grandes nomes da música foi um orgulho para a banda proveniente de Wisconsin.

Nesta semana foi divulgado o videoclip do terceiro single Towers, do disco homónimo de Bon Iver. O videoclip, dirigido por Nabil Elderkin, retrata a história de um velho pastor que transporta uma rede para caçar sonhos pela floresta até alcançar as margens do mar. No dia 6 de março esta canção estará disponível em vinil de 12 polegadas.

httpv://www.youtube.com/watch?v=glCCRbcZaR4