Ação, realismo e até alguns momentos de humor misturam-se no filme Contrabando que estreou esta quinta-feita nas salas de cinema portuguesas. Um filme do irlandês  Baltasar Kormákur que leva o espectador a entrar no mundo do contrabando, percebendo os riscos e vantagens que o mesmo oferece.

Chris Ferray (Mark Wahlberg) deixou o crime há muito para se dedicar à sua mulher (Kate Beckinsale) e aos seus dois filhos. Depois de o seu cunhado Andy (Caleb Landry Jones) ter falhado uma encomenda ao seu patrão, Chris vê-se obrigado a intervir e voltar ao mundo do contrabando. Para isso, reúne alguns dos seus antigos contatos e, com eles e Andy, ruma ao Panamá.

 

O tempo escasseia e, no Panamá, as negociações complicam-se. Em Nova Orleães, a família de Chris torna-se um alvo fácil mesmo com a proteção do amigo Sebastien (Ben Foster). O protagonista vê-se então forçado a usar truques contrabandistas que em tempos, o tornaram uma lenda do meio.

109 minutos de ação que dificilmente desviam os olhos do espectador do ecrã. Um mundo que parece ser bastante aliciante pelo dinheiro que gera mas que pode, se der para o torto, tornar-se numa autêntica luta pela sobrevivência, pessoal e dos mais próximos. Contrabando mostra bem esta realidade, aliás, foca-se neste duplo sentido da ação criminosa. E embora tudo corra bem no final, a verdade, e todos o sabemos, é que nem sempre isso acontece.

Baltasar Kormákur, realizador de 101 Reykjavík (2000) e mais recentemente Em Último Recurso (2010) está já a preparar uma nova longa-metragem para 2013: 2 Guns conta também com a participação de Mark Wahlberg e há rumores que Danzel Washington integre também o elenco deste filme. Teremos de esperar para ver. Para já, podemos ver Contrabando, um filme que vale pela realização e pela história.

6.5/10

Ficha Técnica:

Título Original: Contraband

Realizador: Baltasar Kormákur

Argumentista: Aaron Guzikowski, Arnaldur Indriðason e Óskar Jónasson  

Elenco: Ben Foster, Diego Luna, Giovanni Ribisi, J.K. Simmons, Kate Beckinsale, Lukas Haas e Mark Wahlberg

Género: Ação, Crime

Duração: 109 min