O estudo Marcas de Confiança da revista Selecções do Reader’sDigest revelou que a RTP e a RFM foram eleitas pelos portugueses como marcas de confiança.

Pelo oitavo ano consecutivo, a RTP foi eleita como sendo o canal de televisão generalista em que os portugueses mais confiam e a RFM foi, pelo segundo ano seguido, a rádio de maior confiança.

Segundo o estudo, a RTP conquistou a preferência dos inquiridos com 27 % das intenções, seguida pela SIC com 20% e, por último, pela TVI com 20%. Em relação às rádios, 76% dos inquiridos recomendaria a RFM a outras pessoas.

Para além das categorias de qualidade, relação custo/benefício, imagem forte e perceção das necessidades do cliente, este ano surgiram duas novas categorias: jornalista e escritor. José Rodrigues dos Santos foi eleito em ambas. Na de jornalista conquistou a preferência de 24% dos portugueses, contra 17% de Judite Sousa e 8% de Miguel Sousa Tavares. E na categoria de escritor, José Rodrigues dos Santos ficou à frente de nomes como, José Saramago e Miguel Sousa Tavares.

O diretor de programação da RFM, António Mendes, considerou o título de Marca de Confiança 2012 como “uma prova de um relacionamento forte, saudável e consistente que tem sido construído entre os ouvintes de rádio e a RFM” e, acrescentou ainda, que “a equipa sente-se lisonjeada com esta distinção.”