Quatro dias após a grande noite dos Óscares 2012, em que O Artista foi galardoado com a estatueta de Melhor Filme, o Espalha-Factos destaca como Estreia da Semana Extremamente Alto, Incrivelmente Perto.

É já esta quinta-Feira, dia 1 de março, que o filme de Stephen Daldry (O Leitor, As Horas) estreia nas salas de cinema portuguesas. Extremamente Alto, Incrivelmente Perto conta a história de Oskar Schell (Thomas Horn), uma criança excecional de 11 anos: um inventor amador, francófilo, pacifista. Depois de encontrar uma misteriosa chave que pertencia ao seu pai, que morreu no 11 de setembro no Wall Trade Center, Oskar embarca numa viagem alucinante, que o leva a atravessar os cinco distritos de Nova Iorque. Enquanto vagueia pela Big AppleOskar encontra várias pessoas, cada uma sobrevivente no seu próprio modo. No final, a viagem de Oskar termina onde começa, mas com o consolo da maior experiência humana: o amor. O filme teve duas nomeações para o Óscar, nomeadamente para Melhor Filme e Melhor Ator Secundário. No elenco, conta com três atores de peso de Hollywood: Tom Hanks, Sandra Bullock e Viola Davis.

Outras três estreias para esta semana: Contrabando, um thriller de Baltasar Kormákur, Ghost Rider: Espírito de Vingança, com realização de Brian Taylor e Mark Neveldine, e Vergonha, um drama de Steve McQueen. O primeiro centra-se em Chris (Mark Wahlberg), um lendário contrabandista que rapidamente forma uma equipa com a ajuda do seu melhor amigo Sebastian, para um golpe final no Panamá, na esperança de trazer milhões de notas falsas. Contrabando conta também com Kate Beckinsale, Ben Foster, entre outros.

Na segunda estreia vemos Johnny (Nicholas Cage) a ser recrutado por uma seita secreta da Igreja para salvar um rapaz do demónio. Idris Alba e Violante Placido também fazem parte do elenco. A última estreia desta semana conta-nos a história de vida de Brandon (Michael Fassbender) em colapso aquando do aparecimento da sua problemática irmã Sissy (Carey Mulligan).

Podes ler aqui a crítica à nossa Estreia da Semana, bem como o seu trailer legendado em português:

Por último, analisamos o box office da semana passada, que pode ser consultado na totalidade em Box Office.

A Invenção de Hugo, de Martin Scorsese, liderou o box office na semana de 16-02-2012 a 22-02-2012 com uma receita bruta de 448.230,06 Euros, tendo sido visto por 66.081 espectadores. Os Marretas, de James Bobin, ocupa o 2º lugar no pódio com 238.065,24 Euros de receita bruta e um total de 47.469 espectadores na semana passada. O terceiro lugar coube a A Dama de Ferro, de Phyllida LLoyd, com receita bruta totalizada em 206.664,27 Euros para a semana anterior e 39.685 espectadores. No fim da tabela, encontramos Missão Impossível: Operação Fantasma, de Brad Bird, que arrecadou apenas 4.577,10 Euros e 900 espectadores.