A MONSTRA – Festival de Animação de Lisboa associa-se uma vez mais ao Museu da Marioneta e apresenta duas exposições ligadas ao cinema de animação: Marionetas de Animação e Projecto [RE]Animar. A inauguração terá lugar na próxima quinta-feira, dia 1 de março, às 18h00, e as exposições prolongam-se até dia 25 de abril.

Na Capela do Museu da Marioneta, Marionetas de Animação documenta as competências criativas e a diversidade de estilos artísticos do antigo estúdio de animação DEFA, que existiu em Dresden, na Alemanha, entre 1955 e 1990. Cada vitrine mostra o processo da criação de uma marioneta, desde o desenho inicial, passando pelos moldes até à figura final. A marioneta mais antiga nesta exposição conta com mais de 50 anos.

Nos claustros do museu, apresenta-se o Projecto [RE]Animar. Trata-se de uma interpretação contemporânea do Zootrópio, um dispositivo óptico dos primórdios do cinema, um exercício experimental, que visa criar e explorar de novas formas este instrumento ótico. Num processo criativo de reflexão e reinvenção, criou-se um conjunto de objetos tridimensionais, que querem reforçar, promover e contribuir para a difusão e projeção dos primórdios do cinema de animação. Este projeto experimental foi realizado no âmbito dos cursos de Licenciatura em Design de Animação e Multimédia e Design de Comunicação, na Escola Superior de Tecnologia e Gestão do Instituto Politécnico de Portalegre.

As duas exposições poderão ser visitadas até 25 de abril, de terça-feira a domingo, das 10h00 às 13h00 e das 14h00 às 18h00. A entrada é gratuita. Mais informações, AQUI.

Inês Moreira Santos