Esta semana antes dos Óscares é também a última semana de estreias do mês de fevereiro. Entre os cinco filmes que chegam hoje aos cinemas nacionais, o Espalha-Factos destaca como Estreia da Semana o nomeado Cavalo de Guerra, de Steven Spielberg.

War Horse conta a história de um cavalo, que começa por ser treinado e denominado Joey pelo jovem Albert. Nasce entre eles uma grande cumplicidade; no entanto, a Primeira Guerra Mundial força a separação e o cavalo atravessa diversas aventuras e dificuldades, cruzando-se com inúmeras pessoas – desde a cavalaria britânica a um agricultor francês e a sua neta. O conflito é visto pelos olhos do cavalo, numa história de aventura e amizade protagonizada por Jeremy Irvine, David Thewlis, Emily Watson, Niels Arestrup, entre outros. O drama está nomeado em seis categorias nos Óscares deste ano.

Duas outras grandes estreias esta semana são dois dramas provenientes do Reino Unido. Albert Nobbs, de Rodrigo Garcia, com argumento de Glenn Close, mostra esta mesma atriz no papel principal, de uma mulher que se disfarça de homem, para poder trabalhar como mordomo no hotel mais chique de Dublin e sobreviver na sociedade machista irlandesa do século XIX. Já Bel Ami é realizado por Declan Donnellan e Nick Ormerod, com a história de um homem que ascende socialmente e se apercebe, aos poucos, da importância dos media, do poder e da influência sobre as pessoas que existe na sociedade parisiense. A interpretação está a cargo de Robert Pattinson, Christina Ricci, Uma Thurman e Kristin Scott Thomas.

A fechar as estreias desta quinta-feira estão um drama francês e uma comédia norte-americana. O primeiro é Declaração de Guerra, de Valérie Donzelli, uma história de amor. O segundo, Guerra é Guerra, é sobre dois agentes da CIA, melhores amigos, que se apaixonam pela mesma mulher. Reese Witherspoon está no centro das atenções de Chris Pine e Tom Hardy, o trio protagonista desta comédia.

Trailer do filme da semana: