Foram três os jogos de futebol transmitidos esta semana. No entanto, apenas um deles se destaca verdadeiramente, face ao horário em que foi transmitido. A transmissão da partida da Liga Europa deu um importante impulso à SIC, mas foi ainda insuficiente para tirar a liderança a Queluz.

A tabela audiométrica desta semana pode parecer muito semelhante às anteriores. Este Domingo, mais uma vez, A Tua Cara Não Me É Estranha arrasou a concorrência, como já foi noticiado pelo Espalha-Factos, com um share de 53,9% e um rating de 17,4%. No entanto, há acontecimentos que tornam esta semana diferente. Na verdade, mesmo com um excelente resultado, A Tua Cara Não Me É Estranha nem foi o programa mais visto da semana. O título é atribuído à SIC, pela transmissão do jogo entre o FC Porto e o Manchester City, a contar para a Liga Europa. E é esta transmissão que estabelece a diferença entre esta semana e as anteriores, por mínimas que sejam.

A transmissão do jogo FC Porto X Manchester City, na passada quinta-feira, feita pela SIC, somou uma audiência média de 17,9%, ficando muito longe da concorrência direta do Jornal das 8 (TVI) e do Telejornal (RTP1). Com este grande resultado, a SIC foi o canal líder nesse dia, somando 26,7% de share, contra 24,2% da TVI e 18,6% da RTP1. Mesmo assim, o valor obtido pela SIC foi inferior ao valor obtido pela totalidade dos canais do Cabo.

O bom resultado obtido pela SIC na passada quinta-feira não se deve, no entanto, apenas ao jogo de futebol. Os excelentes valores obtidos ao início do serão prolongaram-se pela noite dentro. Rosa Fogo venceu a sua concorrente, Remédio Santo, obtendo um rating de 9,7%, contra os 8,4% da produção da TVI. A título de comparação, nos restantes dias da semana, a novela protagonizada por Margarida Marinho, Sara Barradas e João Catarré obteve um rating médio de 9,3%, contra os 7,6% de Rosa Fogo.

Também a novela de late-night da SIC foi impulsionada pela transmissão do jogo da Liga Europa. Embora não tenha vencido Anjo Meu, Insensato Coração aproximou-se da concorrente, obtendo um rating de 4,8% contra os 5,1% da novela da TVI. Nos restantes dias, Anjo Meu obteve um rating médio de 6%, contra 3,95% obtidos pela produção da Globo. Em suma, a transmissão daquela partida foi fundamental para Carnaxide. Para além do bom resultado da transmissão em si, conseguiu melhorar os resultados dos programas que foram emitidos de seguida, fazendo com que esta conseguisse a liderança do dia. No entanto, este esforço não foi suficiente para que a SIC obtivesse a liderança semanal.

Esta semana contou ainda com a transmissão de outros dois eventos desportivos. Na quarta-feira, a RTP1 transmitiu o jogo Zenit X SL Benfica, a contar para a Liga dos Campeões. A partida, embora transmitida durante a tarde, não deixou de conseguir um resultado positivo para o horário em questão, ao conseguir uma audiência média de 8,8%, o equivalente a 42,1% de share.

Também a TVI transmitiu o seu habitual encontro semanal, a contar para a I Liga Portuguesa. O embate V. Setúbal X FC Porto somou uma audiência média de 10.7%, obtendo a terceira posição no TOP Diário. No entanto, neste domingo o resultado do Jornal das 8, que conta com a participação de Marcelo Rebelo de Sousa, foi inferior ao que é habitual. O noticiário de Queluz começou vinte minutos mais tarde, devido à transmissão da partida referida, e somou um rating de 10,5%, deixando o Jornal da Noite (SIC) ser o programa informativo líder, com um rating de 12,9%. Este domingo, o Telejornal obteve um rating de 10,4%.

A transmissão do jogo da Liga Europa fez com que a SIC subisse esta semana, no entanto, os resultados continuam muito semelhantes aos das últimas semanas. O conjunto de canais do Cabo liderou com um share médio de 27,20%, exatamente o mesmo valor da passada semana. Segue-se a estação de Queluz, que desce sete pontos decimais face à última semana para se ficar pelos 26% de share. A SIC sobe para os 23,20%, seguida da RTP1 que sobe quatro pontos decimais, obtendo um share médio de 20,2%. A RTP2 obteve um share de 3,5% contra os 3,8% obtidos na passada semana.

* Dados de Audiência apurados pelo Telereport da Marktest referentes à semana de 13 a 19 de fevereiro de 2012.