A óscarizada atriz britânica Judi Dench tornou público o seu problema de perda de visão, que a impossibilita de exercer a profissão na totalidade.

A atriz, de 77 anos, declarou ao Mirror que lhe foi diagnosticada degenerescência macular, uma doença relacionada com a perda de visão e que pode resultar em cegueira total.

A condição de Dench impede-a de conseguir ler os guiões dos filmes. Quem o faz é “normalmente a minha filha, o meu agente ou um amigo. Na verdade, até gosto que me leiam, pois sento-me e imagino a história na minha mente. O pior é quando vou a um restaurante”, acrescenta, “Eu já não consigo ver a pessoa com quem estou a jantar. Quando vou ao teatro acontece o mesmo, sei que algumas coisas se estão a passar e, muitas vezes, já não o consigo ver. Isso enfurece-me muito, pois sinto que as coisas me estão a escapar”.

A artista afirma, no entanto, que “enquanto houver a possibilidade de exercer trabalho, não me vou aposentar”.

Atualmente, Judi Dench encontra-se a filmar o novo filme da saga 007, intitulado Skyfall, a estrear este ano, e pode ser vista em J. Edgar, em exibição nas salas de cinema portuguesas.