A dúvida sobre se Como Desenhar Mulheres, Motas e Cavalos seria ou não um espectáculo que valesse o ingresso era mais dos protagonistas que do público. A Aula Magna não esgotou, mas esteve perto. Tudo para confirmar que Nuno Markl e Miguel Araújo Jorge sabem o que estão a fazer.

A música que abre a noite e lhe dá o mote é expressiva das expectativas: um homem com muitas dioptrias, a tentativa de desenhar o embaraço do seu dia-a-dia ao vivo e músicas tão bem esgalhadas. “Há-de valer o ingresso” e “em último caso disparam-se uns vídeos.

Nada disso foi necessário.  A primeira produção da recentemente criada Abrenuncio! concretizou os desejos dos fãs tanto de Nuno Markl como de Miguel Araújo Jorge, que se revelou, à sua maneira, também ele, um humorista.

O músico e compositor será a grande chave de genialidade do espectáculo. O texto de Nuno Markl é bom e corresponde ao que se podia esperar dele. A forma como tudo se desenrola é inteligente. Mas o que nos faz ficar de boca aberta são as letras das músicas que se encaixam no programa que nem uma luva. Versos astutos e ideias inesperadas e hilariantes e que, ainda por cima, rimam. Miguel Araújo Jorge fez da noite algo simplesmente singular e deu até outra dimensão a Mónica Sintra ao recriar o seu famoso Na Minha Cama com Ela.

Nota muito positiva também para os desenhos instantâneos de Nuno Markl, que foram, ao longo da noite, muito mais que o cenário. Não foram meramente ilustrativos e acrescentaram sempre algo. Por vezes foram eles próprios a piada, o que ajudou a distinguir este espectáculo de outro qualquer do género. A vida do humorista esteve em cena, da infância ao casamento, com a interpretação e boa preparação que já se lhe conhece. Disse haver a possibilidade de se esquecer do texto, mas a realidade é que nem se deu conta de que havia de facto texto, num espectáculo levemente pontuado pelo improviso.

Nesta passagem de duas horas pela sua história, a interação com o público deu ao auditório da Universidade de Lisboa um ambiente informal e descontraído, em que só se poderia ter pedido uma maior interacção entre Nuno Markl e Miguel Araújo Jorge. Foi uma boa estreia da Abrenúncio! e será sem dúvida divertido (re)vê-lo em DVD quando for lançado.

Aqui ficam algumas fotografias do espectáculo:

Este slideshow necessita de JavaScript.