Foram hoje à tarde anunciados os vencedores do Festival de Berlim de 2012, numa cerimónia que foi possível acompanhar através da Internet.

O triunfo do cinema português deu-se, num primeiro momento, com o Urso de Ouro entregue a Rafa, a curta-metragem de João Salaviza, em competição.

Pouco depois, foi a vez de Miguel Gomes receber o prémio Alfred Bauer, que distingue anualmente um filme que abra novas perspectivas para o cinema.  Tabu, o filme de Miguel Gomes, acumula então o prémio Alfred Bauer com o prémio FIPRESCI, ganho ontem.

Tabu estava ainda na competição para o Urso de Ouro, prémio esse que foi entregue a Caesar Must Die, dos italianos Paolo e Vittorio TavianJust the Wind venceu o Grande Prémio do Júri e o alemão Christian Petzold ganhou o prémio de realização, com o filme Barbara.

Este ano o júri foi presidido pelo britânico Mike Leigh e ainda contou com nomes como os realizadores Anton Corbijn, Asghar Farhadi, François Ozon, os atores Charlotte Gainsbourg, Jake Gyllenhaal e Barbara Sukowa e  ainda pelo escritor Boualem Sansal.

Esta foi uma excelente representação do cinema português a nível internacional, com um total de três prémios arrecadados.