O Espalha-Factos terminou. Sabe mais aqui.
Sem Título

Uma crónica com poder

As histórias de indivíduos com superpoderes acabam quase sempre por se tornar sinónimo de atos de heroísmo. Com collants azuis e capa vermelha, com um morcego no peito ou teias de aranha nos dedos, eles acabam sempre por acudir os aflitos e salvar o dia. Felizmente, A Crónica pretende mudar o rumo à narrativa.

Andrew (Dane DeHann), Steve (Michael B. Jordan) e Matt (Alex Russell) são três adolescentes iguais a quaisquer outros. Enquanto tentam lidar com as suas esquisitices, imperfeições e imprudências, tentam a todo o custo encontrar o seu lugar no mundo. Porém, toda a banalidade das suas vidas é interrompida quando adquirem misteriosamente superpoderes.

E é exatamente neste ponto que A Crónica se torna interessante: ao invés de vermos os jovens a partirem para as ruas para combater o mal, eles vão simplesmente divertir-se. Como adolescentes que são, procurarão nos seus poderes fazer brincadeiras elaboradas, vingar-se daqueles que um dia os ofenderam e, claro, gozar ao máximo cada momento.

A Crónica é um filme estimulante, que irrompe com tudo aquilo que é normal vermos nas salas de cinema. Para além da narrativa, o filme adota um género fílmico relativamente novo, que combina o estilo “found footage” com POV (point of view). Fazendo-se passar por documentário (como foram os casos recentes de Atividade Paranormal e Apollo 18), o filme tenta filmar sob o ponto de vista de Andrew.

Apesar de não ser arrebatador, esta é uma proposta inovadora, que com honestidade procura trazer uma nova dimensão aos filmes de personagens com superpoderes. Deixando de lado os heroísmos e mantendo-se naquilo que é a real natureza do ser humano, A Crónica oferece bons momentos de entretenimento. E deixa-nos com uma pergunta na mente…o que faria eu se tivesse sido comigo?

7/10

Ficha Técnica:

Título original: Chronicle

Realizado por: Josh Trank

Escrito por: Max Landis

Elenco: Michael B. Jordan, Michael Kelly, Dane DeHaan, Ashley Hinshaw, Alex Russell

Género: Drama, Thriller

Duração: 84 minutos