Quatro novos filmes chegam esta semana aos cinemas portugueses, quando nos aproximamos da cerimónia dos prémios mais aguardados de Hollywood, os Óscares. Entre eles, o Espalha-Factos destaca como Estreia da Semana o novo filme de Martin Scorsese, A Invenção de Hugo.

Hugo é um órfão que vive clandestinamente nas paredes de uma estação de comboios em Paris. Após a morte do pai, o rapaz procura a estranha ligação entre este, o dono da loja de brinquedos que vive por baixo dele e uma fechadura em forma de coração, para a qual não tem a chave. Conta com a ajuda de uma rapariga excêntrica, que parte com Hugo para a aventura. O filme, com realização de Scorsese, é o mais nomeado para os Óscares, com onze indicações. Ben Kingsley, Christopher Lee, Sacha Baron Cohen, Jude Law, Johnny Depp, Michael Pitt e Emily Mortimer fazem parte do elenco. O Espalha-Factos já tem crítica, aqui.

Jack e Jill é outra das estreias da semana, uma comédia com Adam Sandler, Katie Holmes e Al Pacino. O argumento está também a cargo do protagonista Adam Sandler, que tem neste filme tanto o papel de Jack como de Jill, numa realização de Dennis Dugan.

O cinema francês é representado pelo drama de 2009 O Último Vôo, de Karim Dridi, Protagonizado por Guillaume Canet e Marion Cotillard. A história é a de uma mulher que procura desesperadamente o companheiro desaparecido no deserto do Sahara. De França chega ainda Le Havre, também uma comédia, de Aki Kaurismaki, sobre um menino imigrado da África negra que é colocado no caminho de um antigo escritor.

Aqui fica o trailer do filme da semana:

httpv://youtu.be/CKeX697bwxk