Uggie, o cão que participou no filme francês O Artista, vence o prémio que premeia os melhores caninos do cinema.

O evento chama-se Golden Collar Awards e decorreu em Los Angeles na passada segunda-feira. Os prémios foram apresentados por Pauley Perrette (Investigação Criminal Los Angeles) e Wendie Malick (Hot in Cleveland).O jack russel terrier estava nomeado por dois filmes em que participou: O Artista e Água para Elefantes, que o levaram a vencer o prémio da Coleira de Ouro de Melhor Cão Numa Longa-Metragem. O canino já tinha ganho a Palma Canina (Palm Dog) no Festival de Cinema de Cannes 2011. Quem acompanhou o cão foi o seu dono Omar Von Muller.

Uggie com Bérénice Bejo (O Artista)

Na competição para este prémio estavam também outros cães, nomeadamente Blackie de A Invenção de Hugo, Cosmo de Assim é o Amor, Denver de 50/50 e Hummer de Jovem Adulta.

Uggie está, no entanto, em processo de se retirar do cinema, sendo que já tem 10 anos de idade. Algumas fontes indicaram que a despedida do cão mais famoso do momento deveria ocorrer na cerimónia dos Óscares, sendo que Uggie apareceria num sketch com o apresentador Billy Crystal. Porém, outras notícias recentes, nomeadamente da agência Reuters desmentem esta informação, dizendo que o cão não foi convidado para a cerimónia.