Rúben Ramos, de 21 anos, lançou o seu primeiro livro. Intitulado Provavelmente de Certeza, aborda temas tão polémicos como a sida ou a homossexualidade.

Provavelmente de certeza retrata a história de Lourenço, um rapaz homossexual de 17 anos que quer enveredar pela carreira da representação. Oriundo de uma família abastada, Lourenço tem tudo o que quer. Apesar do seu egoísmo, por ser filho único, é uma pessoa muito honesta e com princípios.

Rodeado pelas suas extraordinárias amigas, o rapaz tem o que qualquer jovem sonha: um carro, um apartamento, um futuro na sua carreira e a sua independência. Até que algo perturba a sua jornada. Lourenço tem relações sexuais de forma inconsciente e contrai o vírus da sida. A partir daí depara-se com um dilema difícil de ser resolvido. Será este o fim?

Espalha-Factos – O que te motivou a escrever este livro?

Rúben Ramos – Escrevi principalmente para ver o que os meus colegas achavam da minha escrita. Em 2011, decidi levar o meu manuscrito a várias editoras e foi a Corpos Editora que se mostrou interessada e me fez a proposta de lançamento.

EF  – Qual é o tema do livro e porque é que quiseste abordá-lo ?

RR – O romance aborda o tema da homossexualidade. É ainda um assunto tabu. Pretendo que as pessoas vejam a homossexualidade duma maneira mais natural e que tirem lições de vida a partir desta história.

EF – Depois do lançamento, quais são as tuas expectativas para o futuro?

RR– Estou com os pés muito assentes na terra. Gostava que tivesse uma boa adesão e que as pessoas se habituassem a ler assuntos diferentes. Queria muito que o livro fosse traduzido para Inglês. Seria uma rampa de lançamento e uma oportunidade para outras pessoas conhecerem a minha escrita. A história é fictícia, mas acontece um pouco por todo o mundo.

O livro estará disponível para encomenda  nas lojas FNAC, Livraria Almeida, na Feira do Livro em Lisboa e no website da wafstore. Para esclarecer qualquer dúvida ou colocar questões sobre os temas retratados no romance, podem aceder à página do facebook  que será actualizada brevemente.