O sucessor de As Vidas dos Outros chega às bancas já no dia 13 de fevereiro, sob o nome de Desnecessariamente Complicado. É também o título do single de avanço do álbum, agora divulgado pelos conimbricenses Anaquim.

Editado pela Sons em Trânsito, Desnecessariamente Complicado inclui catorze temas originais e é apresentado como um disco mais próximo de sonoridades rock, embora mantenha os ritmos swing, country ou jazz já característicos da música do duende Anaquim. A banda é composta por Luís Duarte, João Santiago, Pedro Ferreira, Filipe FerreiraJosé Rebola, que afirma que o resto da banda está mais interventivo nos arranjos, na transmissão das mensagens e na dinâmica dos espectáculos“.

E embora Anaquim seja uma personagem que continua a refletir alguns aspetos da minha personalidade, principalmente através das letras“, acrescenta o criador do projeto e compositor da maior parte das letras e músicas, “transformou-se numa espécie de Captain Planet que só pode surgir com a união destes cinco Planeteers”. Assim, este novo álbum adquire também um caráter mais interventivo, com temas como O Desilusionista ou Livro de Reclamações, e vai de músicas “ensombradas” a temas mais leves, como o dueto com Viviane em Onde acaba o Oeste?.

Depois deste Desnecessariamente Complicado, outras músicas do álbum serão disponibilizadas no Facebook dos Anaquim. A digressão do novo álbum tem início a 16 de março, com um concerto no Teatro Académico Gil Vicente, em Coimbra, após showcases em diversas lojas FNAC do país. Seguem-se apresentações no Hardclub, no Porto, a 17 de março, e em Lisboa, ainda sem dia ou local definidos.

Aqui fica o alinhamento do álbum:

1. O Desilusionista
2. Desnecessariamente Complicado
3. Livro de Reclamações
4. Encurvado
5. Por aí
6. Onde acaba o Oeste?
7. …mas nunca em dias de Sol
8. Hoje é um Bom Dia!
9. Se eu mandasse
10. A Semente do Medo
11. O Jardim
12. Já te disse mais de Mil vezes
13. Nós
14. Ela não é para mim