A RTP assinalou terça-feira o arranque do novo concurso 7 Maravilhas – Praias de Portugal, com uma conferência de imprensa no Púrpura Beach, em Tróia. A organização da competição estará a cargo, novamente, da 7 Maravilhas e a promoção e transmissão será feita pela RTP, tendo como objectivo a eleição das 7 melhores praias de Portugal.

Assumindo o objectivo de “promover o património natural de Portugal”, Luís Segadães, presidente da 7 Maravilhas, justificou a escolha temática das praias para o concurso deste ano pelo facto de Portugal ser um país com uma extensa costa, de 2750 km, sendo que 22% desta é praia, para além da existência de barragens, lagoas e praias fluviais. Luís Segadães caracterizou ainda as praias como ”recursos ambientais de alto valor”, que potenciam o turismo, inúmeras actividades económicas e várias práticas desportivas.

Guilherme Costa, presidente do Conselho de Administração da RTP, aproveitou para referir que os critérios utilizados para, mais uma vez, a RTP unir-se à 7 Maravilhas nesta iniciativa não foram com base naquilo que “os outros canais generalistas se recusam a transmitir” mas sim em critérios de “relevância” e “distinção”, indicando ainda que “a promoção da identidade de Portugal, ajuda à promoção da identidade da RTP” e que “é com todo o interesse, mas também algum sacrifício económico, que a RTP continua a cooperar na realização do concurso”.

Formato do Concurso

O processo foi iniciado em novembro, tendo sido convidadas todas a entidades nacionais, públicas e privadas, a nomear uma praia. O convite foi recebido com bastante entusiasmo, tendo havido mais de 300 inscrições até ao dia 15 de janeiro, prazo final de entrega. Essa lista de inscrições foi posteriormente submetida a um conselho científico, que avaliou as inscrições e fez uma triagem às que tinham qualidade para passar à fase seguinte. Será feita então uma avaliação por um painel de especialistas, sendo que apenas passarão 10 de cada região do país para cada uma das 7 categorias, utilizando vários critérios como o estado de conservação dos sistemas naturais ou os serviços prestados aos utentes da praia. A Lista das 70 praias será divulgada no fim do mês de fevereiro.

As 7 Categorias são:

Praias de Rios
Praias de Albufeiras e Lagoas
Praias Urbanas
Praias de Arribas
Praias de Dunas
Praias Selvagens
Praias de Uso Desportivo

Outro painel de notáveis irá fazer uma nova avaliação, reduzindo o número para 21 praias, havendo pelo menos um finalista por região, para assegurar a representatividade geográfica e diversificar a selecção. A partir daí a votação passará a ser pública, com três praias por cada uma das categorias. A 7 de setembro terminará a votação e dia 8 serão conhecidos os vencedores, numa gala especial a realizar em Tróia.