A famosa cerimónia anual terá lugar, como sempre, na cidade de Los Angeles, já no próximo dia 26 de fevereiro. Só que desta vez, com menos uma categoria a ser apresentada.

Todos os anos, a Academia de Artes e Ciências Cinematográficas reconhece e premeia os melhores desempenhos na indústria do cinema. Introduzida na sétima cerimónia de entrega dos prémios Óscar, que honrou as melhores produções cinematográficas do ano de 1934, a categoria de melhor canção original vai agora ser retirada, pelo menos da emissão televisiva, supostamente para reduzir a sua duração.

Esta decisão, ainda que não confirmada oficialmente, motivou fortes protestos por parte dos estúdios Fox e Disney, criadores dos filmes Rio e Os Marretas, os únicos a concorrer ao prémio deste ano, com as músicas Real in Rio de Carlos Saldanha, numa parceria entre o baiano Carlinhos Brown, Sérgio Mendes e Siedah Garrett, e Man or Muppet de Bret McKenzie. De fora da competição ficaram artistas como Mary J. Blige, Sinead O’Connor ou Elton John.

Independentemente da categoria ser ou não apresentada na cerimónia, Carlinhos Brown já confirmou a sua presença em Los Angeles, assim como o fez no lançamento do filme em março de 2011, no Rio de Janeiro, ao lado do cantor Sérgio Mendes, Will.i.am e Bebel Gilberto e actores como Anne Hathaway, Jesse Eisenberg, Jamie Foxx e Rodrigo Santoro.