São de plástico, multicolores e interconectáveis. Há de todos os tamanhos, temas e universos. Assim podemos descrever as famosas peças segmentadas da marca dinamarquesa Lego. Para muitos são apenas brinquedos que divertem os mais novos ou objectos de colecção que fascinam os mais aficionados. Para outros são peças de arte.

Engane-se se pensa que me refiro a construções megalómanas, de representações à escala real de cidades ou barcos de piratas e ilhas desertas. Há os que se dedicam a essas esculturas empreendedoras, é certo, mas também há quem veja nestas simples figuras possíveis modelos de sessões fotográficas que fazem inveja a muitas produções do mundo da moda.

Fazer fotografia com estes brinquedos deixou de ser novidade, mas cada novo trabalho consegue vencer a originalidade do anterior. Muitos já se renderam ao encanto destes brinquedos, agora está na hora de se render às suas fotografias.

Mike Bekalov e os clássicos da fotografia

Muitos fotógrafos sofrem por não ter tirado Aquela Fotografia, uma inveja positiva representativa da admiração pelo trabalho do colega. Mike Bekalov, programador informático de profissão e fotógrafo em part-time não se fica pelo sonho. Também ele quer que a sua fotografia seja um clássico. E como o sonho comanda a vida, a imaginação comenda o trabalho de Bekalov.

O programador-fotógrafo utiliza as peças Lego para recrear fotografias que já ficaram para a História. A Rapariga Afegã, Dia-D, o Rebelde DesconhecidoV.J. Day Times Square ou Guerrillero Heroico são algumas das fotos que fazem parte da sua colecção.

Outro dos álbuns que pode ser visto no seu Flickr é inteiramente dedicado ao Lego Starwars e merece atenção pela singularidade das composições.

Rapariga Afegã - Steve McCurry (1995)

O Rebelde Desconhecido - Jeff Widener (1956)

Um Lego por Dia

Lego365 é um projecto de Dan, um apaixonado pela Lego e pela fotografia. De 1 de Junho de 2008 a 31 de Maio de 2009 tirou fotos todos dias, durante um ano, a uma mini-figura. O blog resulta na compilação de crónicas e fotográficas dessa missão.

A tarefa foi repetida entre 1 de Agosto de 2010 e 31 de Julho de 2011. Actualmente é actualizado apenas periodicamente, mas as fotos continuam disponíveis.

Outras fotografias podem ser vistas no seu Flickr.

Dia 364

Alex Eylar e o mundo do cinema

Inquestionável fã de cinema e de toda a sua envolvência, Alex Eylar recria cenas emblemáticas de conhecidos filmes em Lego. Um dos seus trabalhos mais conhecidos é a reprodução dos 10 filmes nomeados, em 2011, para a categoria de Melhor Filme nos Óscares. Já imaginou Natalie Portman, Colin Firth ou Buzz Lightyear no formato destes pequenos bonecos de tez amarela?

As obras resultam da parceria de Eylar com a marca e permitem que, também, Star Wars, Indiana Jones, Quentin Tarantino ou Batman tenham sido alvo da fantasia do construtor.

A máquina de filmar é trocada pela câmera fotográfica e os actores por peças Lego.

Estas e outras construções e fotografias podem ser vistas no seu Flickr.

Black Swan (Cisne Negro)

 

The Fighter

Um pequeno passo para o Lego, uma grande fotografia para a humanidade

Mathew Ho e Asad Muhammad, dois jovens canadianos de 17 anos decidiram enviar uma figura Lego para o espaço. A idade não lhes permite consumir álcool ou votar, mas a ambição permite tudo.

Um balão meteorológico caseiro transportou para o espaço um passageiro Lego, que segurava uma bandeira do Canadá, e quatro câmeras fotográficas. 97 minutos depois voltou à Terra, com imagens surpreendentes de viagem que se estima de 24 quilómetros acima do nível do mar, três vezes a altitude que um avião comercial sobrevoa.

A missão espacial do capitão Lego resultou num conjunto de 1500 fotografias e alguns vídeos.

* Este artigo é, por opção do autor, escrito ao abrigo do Antigo Acordo Ortográfico.