Na sua segunda semana de exibição, os Filmes TVI continuam sem atrair o telespetador e a perder com a concorrência de Carnaxide. O público parece reticente a render-se a esta nova ficção. Já as novelas de Queluz, continuam a merecer a atenção do público e a serem imbatíveis, tal como o futebol.

O Que as Mulheres Querem, protagonizado por Marco Delgado e transmitido no passado sábado, dia 28 de janeiro, foi o segundo filme TVI a ser exibido e ficou-se pelos 6.6% de rating, somando um share de 25.4%. O resultado foi superior ao obtido pelo primeiro filme TVI, transmitido na semana anterior, que tinha obtido 5.5% de rating. No entanto, esta melhoria não foi suficiente para vencer os programas transmitidos pela SIC no mesmo horário: Dr. White: O Caminho para a Felicidade obteve uma audiência média de 7.3% e Até à Verdade 7.4%.

Mesmo com o resultado negativo desta nova aposta de Queluz, a TVI acabou por ganhar o dia com larga vantagem, ficando até à frente do conjunto de canais do Cabo. Na luta pela liderança de sábado, a TVI obteve 27,8% de share, seguida do Cabo com 27,6%. A SIC ficou-se pelos 23,7%, enquanto a RTP1 e a RTP2 obtiveram 16,8% e 4,1% de share, respetivamente. Para esta vitória do canal de Queluz foi fundamental a transmissão do jogo Benfica X Feirense, a contar para o Campeonato Nacional, que obteve 18.3% de rating e 46.2% de share, sendo o programa mais visto da semana.

Nos restantes dias da semana, a liderança é quase sempre atribuída à ficção nacional da TVI. Doce Tentação liderou todos os dias, com exceção de quarta-feira, dia em que a informação da RTP levou a melhor, com uma diferença de poucas décimas. Durante toda a semana, a novela protagonizada por Mariana Monteiro e Diogo Amaral obteve sempre uma audiência média superior a 12% e um share a rondar os 30%. Os seus concorrentes diretos mantêm-se bastante longe destes resultados. Gosto Disto (SIC) obtém uma audiência média diária entre os 9.4% e os 10.6%, enquanto que O Elo Mais Fraco de Pedro Granger (RTP1) se mantém longe dos concorrentes privados, com um rating diário a situar-se entre os 6.2% e os 7.9%.

A ficção continua a ser o trunfo forte do canal de José Fragoso sobre a concorrência. Para além de vencer no horário nobre, esta semana, Fragoso levou a melhor no confronto Rosa Fogo (SIC) versus Remédio Santo (TVI), tendo ficado à frente da rival durante toda a semana.

No entanto, nem tudo corre de feição à ficção da Plural para a TVI. Para além dos resultados menos positivos obtidos pelos Filmes TVI, a eterna série juvenil Morangos Com Açúcar não cativa a mesma audiência que nos seus tempos áureos. De facto, a série juvenil fica sempre atrás da RTP1, chegando até a ser ultrapassada pela produção da Globo, Morde & Assopra, em exibição na SIC. Indiscutível é a vitória de Fernando Mendes com o seu O Preço Certo, que esta semana obteve sempre uma audiência média a rondar os 10%. Em exibição desde fevereiro de 2002, o público português não se cansa do concurso e continua a atribuir-lhe a liderança antes dos noticiários televisivos.

Já a liderança nos noticiários pertence, durante a semana, à RTP. O Telejornal do canal público obteve uma audiência média sempre superior a 12.0%, seguido pelo Jornal da Noite (SIC) e pelo Jornal das 8 (TVI), respetivamente. Já no fim-de-semana, os resultados foram diferentes, com o noticiário de Carnaxide a liderar no Sábado. Já ao Domingo, o contributo de Marcelo Rebelo de Sousa parece ser valorizado pelos telespetadores portugueses, que atribuem a liderança informativa à TVI. O Jornal das 8 de domingo, dia 29 de janeiro, foi o segundo programa mais visto do dia, com um share de 29,7%, sendo a liderança ocupada por A Tua Cara Não Me É Estranha (50,3% de share), também da TVI, como aliás foi noticiado anteriormente pelo Espalha-Factos.

No resultado global da última semana, a liderança é atribuída ao conjunto de canais do Cabo, que obtêm um share de 27,3%. A TVI ocupa o segundo lugar (26,4%), seguida da SIC (23,0%). Os canais do Estado ocupam os últimos lugares, com shares de 23,0% (RTP1) e 3,5% (RTP2).

* Dados de Audiência apurados pelo Telereport da Marktest referentes à semana de 23 a 29 de janeiro de 2012.