O novo filme de David Cronenberg foi eleito o mais aguardado de 2012 por mais de 3 milhões de espetadores. A eleição foi feita na MTV Movie Brawl 2012 dentro de 32 possíveis escolhas, entre elas sequelas de sucesso como Twilight: Amanhecer: Parte 2 e The Dark Knight Rises.

O elenco de Cosmopolis é de luxo, composto por atores experientes e aclamados mas também por novas estrelas em ascensão, que têm dado provas do seu mérito e talento. Uma delas, o próprio protagonista, Robert Pattinson. A estrela da saga Twilight interpreta Eric Packer, um gestor multi-milionário de 28 anos, em Manhattan. No elenco constam ainda nomes como Juliette Binoche (Chocolat), Paul Giamatti (The Ides of March), Mathieu Amalric (Jeanne Captive), Samantha Morton (Elizabeth: The Golden Age), Sarah Gadon (A Dangerous Method), Jay Baruchel (Night at the Museum: Battle of the Smithsonian), Kevin Durand (X Men Origins: Wolverine), Emily Hampshire (Snow Cake) e Patricia Mckenzie (Sigma).

Cosmopolis é uma co-produção da Alfama Films, do produtor português Paulo Branco, e da Martin Katz Cosmopolis Inc. O projeto tem ainda associação com a Kinology, Talandracas, France 2 Cinéma, Telefilm Canada e Leopardo Films. O Canal +, RAI Cinema e a RTP têm também participação no filme. A banda sonora também é de luxo: Howard Shore, que ganhou o Óscar pelo seu trabalho em Silence of the Lambs, Gangs of New York, Se7en e Lord of The Rings, foi o escolhido para “dar música” a esta história. A direção de fotografia está a cargo de Peter Suschitzky, cujo trabalho notável é visível em filmes como Crash e Star Wars – Empire Strikes Back.

As gravações tiveram início a 25 de Maio do ano passado em Toronto e terminaram em Julho desse mesmo ano. Baseado na obra de Don DeLillo, Cosmopolis (2003), o enredo do filme centra-se na ida de Eric ao cabeleireiro na sua luxuosa limusine, colocando em risco a sua fortuna e o seu estatuto.