O Espaço Nimas tem para 2012 um projeto que visa revitalizar aquele emblemático espaço da vida cultural e cinematográfica de Lisboa.

O objectivo é o de tornar este espaço numa “referência para os amantes da sétima arte”, transformando o Nimas numa “casa do cinema” em que a relação com os amantes do cinema seja fomentada como numa espécie de “festival permanente”.

“Uma oferta alargada e de qualidade que possa facultar ao nosso público uma experiência direta e participativa dos conteúdos propostos” é a vontade para esta nova fase do Espaço Nimas, que deverá apostar numa “programação transversal e em diálogo com outras artes e saberes”.

Os responsáveis apostam em sinergias com entidades como a Apordoc, QueerLisboa, ModaLisboa, Ncreatures e o Instituto Italiano de Cultura de modo a atingir esse objetivo que se ambiciona nesta nova fase do Espaço Nimas.

O evento de lançamento da programação para 2012, o Wake Up Nimas!, que decorre hoje, 23 de janeiro, juntará diversos artistas que apoiarão simbolicamente o projeto através da sua presença. Nomes como João Botelho, Noiserv, Pinto Ferreira e Samuel Úria farão parte do evento.

Terá lugar no dia 30 de janeiro uma sessão do Nimas Convida, protagonizada pela relizadora de cinema documental Susana de Sousa Dias. A ela juntar-se-ão, ao longo dos próximos meses, nomes como João Salaviza e Gonçalo Tocha.

Vamos ao Nimas!, uma homenagem aos primeiros anos de programação do Cinema Nimas, é a proposta do espaço que tem início a partir de fevereiro, consistindo na projeção de alguns dos títulos que mais marcaram a memória dos espetadores naquela época.