Entrar dentro da caixa mágica é um sonho para muitas crianças. Até 24 de fevereiro, o Estúdio de Televisão SIC Kidzania vai permitir tornar real este sonho de gravar um noticiário televisivo a muitas crianças do 1º e 2º ciclo do ensino português.

Ao abrigo do 20º aniversário da SIC, cujo lema é Crescemos Juntos, o parque temático Kidzania promove o Mês da Televisão, durante o qual as crianças poderão, a partir do tema A minha escola dava um noticiário, criar um noticiário sobre a sua escola bem como comunicar com alguns rostos da estação de Carnaxide.

Antes da visita ao parque temático, as turmas deverão preparar o alinhamento e o guião do noticiário integrando conteúdos sobre a realidade da sua escola e enviá-los para a Kidzania, para que “tudo esteja a postos no dia da gravação”.

Tal como num estúdio de televisão, os alunos assumirão diferentes tarefas na gravação do noticiário, tais como pivot, repórter, operador de câmara ou assistente de produção.

O resultado será um DVD com a gravação do programa entregue aos professores responsáveis. O objetivo é que o programa seja exibido na escola e partilhado com as famílias dos participantes. As crianças levarão ainda para casa merchandising da SIC.

Durante o Mês da Televisão, vão ser também promovidos workshops orientados por jornalistas da SIC que pretendem dar às crianças uma aprendizagem sobre o mundo da televisão.
Depois de João Moleira, que esteve na Kidzania no passado sábado pelas 15 horas, Andreia Vale marcará presença no dia 28 de janeiro. Marta Gil, a mais recente apresentadora da SIC K, passará também pelo Estúdio de Televisão SIC Kidzania a 4 de fevereiro.

A iniciativa, segundo comunicado enviado pela SIC, conta com objetivos pedagógicos como “fomentar a pesquisa, seleção e organização da informação juntos dos mais novos, promover o espírito de equipa e a criatividade e incentivar a correta expressão oral e escrita, para além de mostrar um pouco dos bastidores de um estúdio de televisão, recriado à escala das crianças”.