O dia de amanhã da RTP será passado na cidade de Guimarães. Durante todo o dia, a RTP 1 juntamente com a RTP Informação e a Antena 1 irão acompanhar todos os passos da abertura oficial de Guimarães 2012 Capital Europeia da Cultura.
Os blocos informativos da RTP 1, Jornal da Tarde e Telejornal, serão emitidos a partir da cidade de Guimarães, apresentados respetivamente por Carlos Daniel e José Rodrigues dos Santos.
A partir das 17h30, a RTP 1 emitirá também um especial informação, conduzido pelo jornalista Carlos Daniel, onde será acompanhada toda a cerimónia oficial de abertura deste que é um evento único para a Cidade Berço. A chegada de todas as personalidades convidadas, a transmissão da cerimónia e o espetáculo que apresenta abertura oficial de Guimarães Capital Europeia da Cultura podem assim ser vistos por todos os portugueses na RTP 1.
Também na RTP1, entre as 15h e as 17h30, antes do especial informação, Sónia Araújo e Mário Augusto apresentam o programa Guimarães 2012 – Tu fazes parte, uma viagem à descoberta das maravilhas que a terra de Guimarães tem para oferecer.
Na RTP Informação, este momento singular de Guimarães também não passa ao lado. Por isso, durante todo o dia várias serão as intervenções das jornalistas Estela Machado e Adília Godinho em direto de Guimarães e ainda várias as reportagens com as repórteres Joana França Martins e Diana Palma Duarte.
A rádio da estação pública Antena 1 estará igualmente, ao longo de dia de amanhã, junto da cidade Capital Europeia da Cultura. Ainda esta noite, a Antena 1 estreia, às 23h, o programa Faz de Conta, um programa semanal com várias entrevistas, músicas, retratos, reportagens, histórias e notícias que envolvem Guimarães Capital Europeia da Cultura, durante este ano de 2012.
Amanhã, das 7h às 10h, durante o Programa da Manhã, a cargo de Ricardo Alexandre e António Macedo, a Antena 1 estará com uma emissão contínua em direto e Guimarães. Entre as 12h e as 13h, o programa Este Sábado, é conduzido por Rosário Lira em direto de Guimarães. A cerimónia oficial de abertura de Guimarães 2012 Capital Europeia da Cultura será também transmitida em direto na Antena 1, estando a emissão a cargo de Ricardo Alexandre e António Macedo.