Conheça o top 4 das audiências das rádio portuguesas no último trimestre de 2011.

RFM REFORÇA LIDERANÇA DE 10 ANOS

A RFM, que se encontra a celebrar 25 anos, é a rádio mais ouvida pelos portugueses. Seguida por 2 milhões e 300 mil ouvintes, torna-se pelo décimo ano consecutivo a rádio nacional de eleição, com uma audiência acumulada de véspera (AAV) de 13,4% e um share (quota de tempo dedicado) de 19,9%.

Um dos destaques da sua programação vai para Café da Manhã, com Carla Rocha e José Coimbra, que é o programa de rádio mais ouvido pelos portugueses e que viu a sua audiência voltar a subir, reforçando a liderança nas manhãs.

Com cerca de 400 mil fãs no Facebook, a RFM atingiu nas plataformas digitais mais de 1 milhão de visitas e de 17 milhões de páginas vistas.

Apesar da liderança, a RFM fica marcada por uma estagnação ao nível da AAV e por uma diminuição de share de 1,9 pontos percentuais face a período homólogo do ano anterior.

COMERCIAL APROXIMA-SE DO PRIMEIRO LUGAR

A RFM é seguida de perto pela Rádio Comercial, com uma AAV de 10,8% um share de 15,6% no último trimestre de 2011.

Face a período de homólogo, os resultados permitem perceber que a Comercial se aproxima da estação líder, ao apresentar taxas de variações positivas de AAV de 1,3% e de share de 2,9%.

RENASCENÇA A PERDER POSIÇÃO

A Rádio Renascença, integrada no mesmo grupo que a RFM (Grupo r/com), está a mostrar fragilidades ao nível de audiências face aos dados obtidos em igual período de 2010, apesar de ocupar o terceiro lugar de preferência pelos portugueses.

Com uma AAV de 7,7% apresenta uma variação de 0,4% face a período homólogo de 2010, dando-se uma quebra também ao nível de share com um valor negativo de 1,6%, que garantiu à estação de rádio um share de 10,3% no último trimestre de 2011.

ANTENA 1 COM MAIOR AUDIÊNCIA DOS ÚLTIMOS 2 ANOS

Segundo o Bareme da Marktest, a Antena 1 é a única estação de informação que regista um aumento na sua audiência, saldando no último trimestre de 2011 uma audiência acumulada de véspera de 5,3%, o melhor resultado alcançado desde o primeiro trimestre de 2009 (5,4%).

A Antena 1 destaca-se ainda quanto à variável share, obtendo 6,9% no período apresentado. Esta quota de mercado traduz-se num tempo médio de escuta que ascende às 2 horas e 20 minutos de média por dia.

De salientar que no último trimestre de 2011 aumentou o número dos que ouvem rádio em Portugal para valores que rondam os 6 milhões e 600 mil pessoas.